História da Educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica
O livro, essencial a educadores e pesquisadores que se interessam por um conhecimento mais profundo e crítico da História da Educação Brasileira, expõe experiências concretas de preservação e criação de instituições para o estudo da História e Memória da Educação, apresenta uma reflexão importante sobre a História da Educação, suas formas de expressão, âmbitos e modos de nos acercarmos do seu estudo, além de, prevalentemente, apontar para a necessidade de constituição de fundos documentais, seu acompanhamento e sistematização.
- 1a edição
- Abril/2013
- R$45,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-631-4
- ISBN
- 300
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
1. Acerca da Pesquisa e da Memória Histórica: instituições escolares, fontes, arquivos
Capítulo 1
Instituições de Memória e Organização de Acervos para a História das Instituições Escolares
Dermeval Saviani
Capítulo 2
História, Instituições, Arquivos e Fontes na Pesquisa e na História da Educação
Paulino José Orso
Capítulo 3
As Pesquisas Sobre Instituições Escolares: o método dialético marxista de investigação
Paolo Nosella
Capítulo 4
Instituições Escolares: memória, fontes, arquivos e novas tecnologias
Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira
Capítulo 5
Retornar às Fontes: desafios aos estudos histórico-educativos
André Paulo Castanha
Capítulo 6
Arquivos: fontes para produzir silêncios ou histórias de lutas pela educação pública
Maria de Fatima Felix Rosar
2. Instituições Escolares, Fontes, Acervos e História da Educação Regional
Capítulo 7
História, Memória e Instituições Escolares no Paraná
Maria Elisabeth Blanck Miguel
Capítulo 8
Um Pouco da História da Educação no Oeste do Paraná
Ivo Oss Emer
Capítulo 9
A Marca dos Rebeldes nas Terras do Oeste Paranaense
Vander Piaia
Capítulo 10
História e Memória Educacional na Região Oeste do Paraná
João Carlos da Silva, Maria Valdeny Ferreira Gomes, Valdecir Antonio Nath e Lidiane Maciel Mufatto
Capítulo 11
História e Historiografia da Escola Luterana Concórdia de Marechal Cândido Rondon (1955-1969)
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e Rodrigo Pinto de Andrade
Capítulo 12
A Escola Pública na Região dos Campos Gerais do Paraná
Maria Isabel Moura Nascimento e Manoel Nelito Matheus Nascimento
Capítulo 13
Arquivo Público da Bahia: constituição e trajetória
Antonietta d´Aguiar Nunes
Capítulo 14
O Museu Pedagógico da UESB: Espaço Guardião do Patrimônio Cultural, Histórico, Educacional e Científico da Região Centro-Sul da Bahia
Lívia Diana Rocha Magalhães, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro e Ruy Hermann de Araújo Medeiros
Capítulo 15
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto (FFCL) no Período de 1957 a 1964: estudo de uma instituição escolar
Silvana Fernandes Lopes e Laura Pacífico Sparvoli
Orelha
O livro reúne contribuições científicas de diversos pesquisadores e pesquisadores vinculados, direta ou indiretamente, ao HISTEDBR, grupo nacional articulado em redes de pesquisa em História, Sociedade e Educação Brasileira. O conjunto de tais abordagens certamente proporciona uma reflexão importante sobre a História da Educação, suas formas de expressão, âmbitos e modos de acercarmo-nos do seu estudo, além de, prevalentemente, apontar para a necessidade de constituição de fundos documentais, seu acompanhamento e sistematização em favor da pesquisa que atenda a tendências, abordagens, objetos e problemas, que desvende o conhecimento de nossa sociedade e de sua educação, ao longo do tempo e em suas consequências presentes.
Essencial a educadores e pesquisadores que se interessam por um conhecimento mais profundo e crítico da História da Educação Brasileira. Nele, são apresentadas experiências concretas de preservação e criação de instituições para o estudo da História e Memória da Educação na Bahia: o arquivo público da Bahia (APEB) do Museu Pedagógico da UESB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
O HISTEDOPR é um grupo de pesquisa composto por doutores, mestres, especialistas, graduados e acadêmicos da UNIOESTE e de outras instituições, criado em 2002 e, desde então, vem envidando esforços no intuito de articular a pesquisa, o ensino e a extensão, integrando o ensino superior, o médio e o fundamental, juntamente com a comunidade externa no sentido de conhecer melhor a sociedade, a educação e a história, além de procurar contribuir com sua transformação.