Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção

Este livro é resultado do primeiro encontro do grupo Relações Interpessoais e Competência Social, que se reuniu em 2002, no encontro bienal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Os estudos aqui apresentados, embora tenham questões e recortes diferenciados, tocam-se em muitos aspectos e, algumas vezes, integram-se e complementam-se. Nosso trabalho de socializá-los será duplamente recompensado se o leitor deles fizer uso. Esta obra pode interessar a diferentes disciplinas da Psicologia (Escolar, Desenvolvimento, Clínica) e também da Pedagogia, Educação, Ciências Sociais etc. bem como a todos que se preocupam com o tema das relações humanas.

2a edição
Revisada
Julho/2014
R$68,00
Preço de capa
978-85-7516-687-1
ISBN
314
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris
.

Sumário

Apresentação

Parte I. Questões Conceituais

01
Estilos Parentais e Comportamento Antissocial
Paula Inez Cunha Gomide

02
Comportamento Antissocial Infantil: questões teóricas e de pesquisa
Maria Luiza Marinho

03
Aprendizagem Socioemocional na Infância e Prevenção da Violência: questões conceituais e metodologia da intervenção
Almir Del Prette e Zilda A. Pereira Del Prette

04
Inteligência Social como Vertente Cognitiva da Competência Social
Eliane Gerk-Carneiro

05
As Habilidades Sociais do Terapeuta Cognitivo?comportamental na Interação com Pacientes Difíceis
Eliane Mary de O. Falcone

Parte II. Avaliação e Intervenção

06
Habilidades Sociais e Dificuldades de Aprendizagem: teoria e pesquisa sob um enfoque multimodal
Zilda A. Pereira Del Prette e Almir Del Prette

07
Avaliando a Competência Social de Pacientes Psiquiátricos: questões conceituais e metodológicas
Marina Bandeira

08
Treino de Habilidades Sociais em Grupo com Crianças Agressivas Associado à Orientação dos Pais: análise empírica de uma proposta de atendimento
Daniela Montesano Baraldi e Edwiges F. de Mattos Silvares

09
O Desenvolvimento Socioemocional e as Queixas Escolares
Edna Maria Marturano e Sonia Regina Loureiro

10
Estimulando o Desenvolvimento de Habilidades Sociais em Idade Escolar
Suzane Schmidlin Löhr

Orelha

A sociedade passa, atualmente, por transformações tão rápidas que geram perplexidade e esforços continuamente renovados para acompanhar os principais acontecimentos e alguns dos novos conhecimentos disponibilizados. A educação, no âmbito da família e escola, precisa não apenas dominar conhecimentos de áreas específicas, mas, também, realizar uma “gestalt” para oferecer respostas plausíveis às necessidades dos estudantes, da pré-escola à universidade. Compreender o mundo, as políticas públicas e, sobretudo, os relacionamentos entre as pessoas é uma tarefa complexa, exigindo grande empenho de todos nós.
Este livro, que trata do tema do desenvolvimento e das relações interpessoais, é resultado do primeiro encontro do grupo Relações Interpessoais e Competência Social, que se reuniu em trabalho em Águas de Lindóia, em 2002, no encontro bienal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. Os estudos aqui apresentados, embora tenham questões e recortes diferenciados, tocam-se em muitos aspectos e, algumas vezes, se integram e complementam.
Nosso trabalho de socializar estes estudos será duplamente recompensado se o leitor deles fizer uso. Esta obra pode interessar a diferentes disciplinas da Psicologia (Escolar, Desenvolvimento, Clínica) e também da Pedagogia, Educação, Ciências Sociais etc. bem como a todos que se preocupam com o tema das relações humanas.

Referencia

DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira (orgs.). Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. 2. ed. Campinas: Alínea, 2014.
Outros livros do(s) autor(es)
Veja Também