Gestão Educacional Democrática

Dinair Leal da Hora
O livro apresenta um estudo das concepções de Gestão Democrática assumidas pela política educacional brasileira, analisando os programas gestionários implantados no sistema de ensino brasileiro e investigando a percepção dos sujeitos educacionais sobre a construção de ações e de relações transformadoras e participativas geradas pela gestão coletiva da escola.
Coleção Educação em Debate
2a edição
Revisada
Dezembro/2010
R$40,00
Preço de capa
978-85-7516-435-8
ISBN
110
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Introdução

Capítulo 1. Democracia, Educação e Gestão Educacional na Sociedade Brasileira Contemporânea

A democratização da sociedade liberal: socialização da participação política com a socialização do poder
Democracia e educação escolar: uma relação política
A gestão educacional no contexto da administração geral
A escola como espaço de formação e foco da gestão escolar
A gestão democrática da escola pública no contexto da política educacional brasileira

Capítulo 2. Democratização da Educação Brasileira: concepções e programas da reforma de 1996
As propostas do Planejamento Político-estratégico do MEC 1995-1998
Plano Plurianual 2000-2003
A gestão na política educacional do governo FHC e a gestão democrática

Capítulo 3. A Construção de Ações e de Relações Transformadoras e Participativas: a gestão democrática e os sujeitos da escola
O processo e o cenário da pesquisa
Os sujeitos e as relações transformadoras e participativas no interior da escola
Concepções e práticas de gestão democrática
Os programas e os projetos de gestão democrática
As relações transformadoras e participativas no interior da Escola Azul

Capítulo 4. A Gestão Democrática das Ações Escolares: possibilidades de concretização
As possibilidades da gestão democrática nos sistemas educacionais
Considerações não-conclusivas

Referências

Anexo 1.

Momentos da Constituinte Escolar

Anexo 2.
Interdisciplinaridade via Temas Geradores

Anexo 3.
Momentos de Construção dos Programas Pedagógicos