Gestão Educacional Democrática
Dinair Leal da Hora
O livro apresenta um estudo das concepções de Gestão Democrática assumidas pela política educacional brasileira, analisando os programas gestionários implantados no sistema de ensino brasileiro e investigando a percepção dos sujeitos educacionais sobre a construção de ações e de relações transformadoras e participativas geradas pela gestão coletiva da escola.
Coleção Educação em Debate
- 2a edição
- Revisada
- Dezembro/2010
- R$40,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-435-8
- ISBN
- 110
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
IntroduçãoCapítulo 1. Democracia, Educação e Gestão Educacional na Sociedade Brasileira Contemporânea
A democratização da sociedade liberal: socialização da participação política com a socialização do poder
Democracia e educação escolar: uma relação política
A gestão educacional no contexto da administração geral
A escola como espaço de formação e foco da gestão escolar
A gestão democrática da escola pública no contexto da política educacional brasileira
Capítulo 2. Democratização da Educação Brasileira: concepções e programas da reforma de 1996
As propostas do Planejamento Político-estratégico do MEC 1995-1998
Plano Plurianual 2000-2003
A gestão na política educacional do governo FHC e a gestão democrática
Capítulo 3. A Construção de Ações e de Relações Transformadoras e Participativas: a gestão democrática e os sujeitos da escola
O processo e o cenário da pesquisa
Os sujeitos e as relações transformadoras e participativas no interior da escola
Concepções e práticas de gestão democrática
Os programas e os projetos de gestão democrática
As relações transformadoras e participativas no interior da Escola Azul
Capítulo 4. A Gestão Democrática das Ações Escolares: possibilidades de concretização
As possibilidades da gestão democrática nos sistemas educacionais
Considerações não-conclusivas
Referências
Anexo 1.
Momentos da Constituinte Escolar
Anexo 2.
Interdisciplinaridade via Temas Geradores
Anexo 3.
Momentos de Construção dos Programas Pedagógicos