Gestão de negócios agropecuários com foco no patrimônio
Esta obra visa a melhoria da gestão do negócio agropecuário, apresentando - didaticamente e com aplicações a casos reais - métodos de avaliação e análise de rentabilidade e riscos.
- 1a edição
- Agosto/2019
- R$52,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-873-8
- ISBN
- 120
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Introdução
O paradoxo da agricultura brasileira
Gestão dos negócios agropecuários – uma postura
Capítulo 2
O negócio agropecuário e seu patrimônio
Operacionalizando o patrimônio
O capital de giro
Sustentabilidade
Custo Anual de Recuperação do Patrimônio (CARP)
Custo Total (CT) de produção e Custo de Oportunidade das Atividades (COPOR)
Patrimônio e dívida
Taxa de retorno e risco na agropecuária
Perdas e ganhos de capital e o retorno total ao patrimônio
Custo de capital durante a execução do projeto
Aplicação
Capítulo 3
Cálculo dos riscos de uma fazenda
Risco de rentabilidade de uma fazenda
Risco de liquidez
Capítulo 4
Comentários finais
Referências
Apêndice
Orelha
Esta obra visa a melhoria da gestão do negócio agropecuário, apresentando - didaticamente e com aplicações a casos reais - métodos de avaliação e análise de rentabilidade e riscos.
Considerando que o estabelecimento rural ou fazenda é um negócio que envolve a implantação e execução de um projeto e se caracteriza como uma fábrica funcionando a ‘céu aberto’, exposta a variações climáticas cada vez mais intensas e frequentes, faz-se necessária a profissionalização da gestão mediante a aplicação de métodos adequados, modernos e objetivos de avaliação de ganhos e possibilidades de prejuízos.
O foco dos métodos apresentados é colocado na evolução do patrimônio do produtor. Como maximizar seu valor sob as mais diferentes circunstâncias enfrentadas no decorrer da execução de um projeto? Como se prevenir da inadimplência e mesmo da perda de patrimônio nos casos de eventos extremos de natureza climática e de mercado desfavorável?
Os métodos aqui abordados para exame de riscos de rentabilidade e de liquidez são inovadores e aplicáveis nos âmbitos privados e públicos. Certamente, o assunto suscita interesse de fazedores de políticas de forma geral, assim como de pesquisadores de diferentes áreas do agronegócio e de agentes envolvidos diretamente na produção agropecuária. Disciplinas e trabalhos de conclusão em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, especialmente stricto sensu, poderão valer-se com proveito do conteúdo disponibilizado nesta leitura.