Gestão de Laboratórios Analíticos
Gerir um laboratório é uma atividade complexa e exige muita atenção e dedicação. Existem, no entanto, elementos comuns à rotina destas organizações, independente do seu segmento de atuação, porte ou vinculação institucional. A ideia é discutir com leveza e bom humor alguns dos problemas e oportunidades comuns aos laboratórios analíticos, para propor soluções que consideramos eficazes. O objetivo é fazer com que você, leitor, sinta-se acolhido para refletir e trilhar caminhos mais adequados para você e seu laboratório.
Disponível em e-book na Libri Laboris.
- 1a edição
- Janeiro/2023
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-65-87322-20-9
- ISBN
- 140
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Capítulo 01
O fluxo de trabalho no laboratório
Contratação técnica do serviço e recebimento de amostras
Recebimento de amostras
Análise em si
Emissão de resultados
Arquivamento de amostras
Capítulo 02
Gestão de pessoas e comunicação no laboratório
Definindo o nível de formação da equipe de analistas
Comunicação no laboratório
Feedback
Reconhecimento
Capítulo 03
Relacionamento com clientes
Expectativas do cliente e a percepção dos laboratórios analíticos
Custos e competitividade de laboratórios
A cadeia de suprimentos laboratorial
Divulgação do laboratório
Um olhar sobre os laboratórios de empresas
Capítulo 04
Relação com stakeholders ou partes interessadas
Relações com agências governamentais
Organismo nacional acreditador – uma discussão filosófica
Escolas técnicas e universidades
Fornecedores
Concorrência
Capítulo 05
Sistemas de gestão de laboratório: rumo a um processo enxuto
Uma breve introdução sobre sistemas de produção enxuta ou lean manufacturing
Como utilizar a mentalidade enxuta aos processos de um laboratório analítico?
A importância em estabelecer um sistema de gestão formal
Os desperdícios do lean e sua relação com o trabalho analítico
As 8 fontes de desperdício e seu impacto no laboratório analítico
Capítulo 06
Recursos de apoio à gestão laboratorial
Sistema de gerenciamento diário
Cadeia de ajuda dinâmica
Quadro de contramedidas
Formulário A3 de solução de problemas
Capítulo 07
Gestão de equipamentos laboratoriais
Origens e benefícios do TPM
Manutenção autônoma
Exemplos práticos da base documental do TPM
Considerações finais sobre a introdução do TPM em laboratórios analíticos
Plano de contingência
A paz de espírito trazida por um trabalho benfeito
Capítulo 08
Priorização de ações a partir de modelos de gestão de riscos
O que são riscos?
Identificação, classificação e priorização de riscos
Definição do tipo de ação para controle de riscos
Ações de resposta aos riscos
Conclusão
Orelha
Laboratórios analíticos são ambientes de trabalho definidos pela tecnologia, atenção aos detalhes e precisão na execução de atividades técnico-científicas. Partindo de uma estratégia centrada na satisfação de seus clientes e colaboradores, “Gestão de Laboratórios Analíticos” apresenta uma abordagem sistêmica para o sucesso destas organizações. Destinado a profissionais que atuam (ou queiram atuar) em laboratórios de análise das mais diversas especialidades, este livro estimula o leitor a examinar criticamente e introduzir melhorias sustentáveis em cada um dos elementos que constituem o complexo microcosmo laboratorial. Aspectos como gestão de pessoas; expectativa de clientes; relacionamento com fornecedores; avaliação de custos; processos de gestão enxutos; gerenciamento de equipamentos e análise de riscos são tratados sob uma perspectiva comum ao trabalho analítico. Os conceitos decorrentes dessa discussão são ilustrados de forma a permitir sua pronta aplicação às rotinas dos laboratórios de análise. O resultado financeiro será uma consequência - o foco está no processo correto e na construção de um modelo que equilibre teoria e prática na dose certa, como o leitor poderá comprovar a partir da leitura deste livro.