Gerontologia educacional: manual de boas práticas

A proposta do Manual de Boas Práticas em Gerontologia Educacional é oferecer um guia aos alunos de graduação e pós-graduação em Gerontologia sobre os principais conceitos e abordagens metodológicas a serem considerados ao planejar atividades educativas para pessoas idosas.

Velhice e Sociedade
1a edição
Julho/2023
R$58,00
Preço de capa
978-65-5755-049-6
ISBN
138
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Apresentação

Introdução

Capí­tulo 1
Nível Macro: princí­pios teóricos e conceituais
Gerontologia educacional
Gerontologia educacional e educação gerontológica
Pressupostos, dimensões e paradigmas da educação de idosos
Princí­pios da gerontologia educacional crí­tica
Princí­pios renovados da gerontologia educacional crí­tica
Psicologia do envelhecimento e o paradigma life span
Educação permanente
Aprendizagem ao longo da vida
Envelhecimento ativo
Universidade Amiga da Pessoa Idosa

Capí­tulo 2
Nível Meso: contextos e programas educativos
Educação para o envelhecimento
Educação em saúde
Psicoeducativos
Alfabetização
Universidade da Terceira Idade
Inclusão digital
Centros dia para idosos
Cuidadores de idosos
Instituições de longa permanência para idosos

Capí­tulo 3
Ní­vel Micro: abordagens geragógicas
Geragogia crítica
Geragogia digital
Educação intergeracional
Boas práticas em gerontologia educacional

Referências

Orelha

A proposta deste Manual é oferecer um guia aos discentes de graduação e pós-graduação sobre os principais conceitos teóricos, metodológicos e didáticos atrelados ao campo interdisciplinar da Gerontologia Educacional. A organização didática deste Manual, distribuí­da em três ní­veis contextuais (macro, meso e micro), permite aos leitores identificarem as potencialidades das propostas educativas diante do processo de envelhecimento e da longevidade das pessoas idosas.
O campo da Gerontologia Educacional firma o compromisso de reconhecer as pessoas idosas como aprendizes ao longo da vida e apresenta princí­pios orientadores para o desenvolvimento de programas de aprendizagem mais assertivos e alinhados às necessidades educacionais deste grupo. Além disso, busca-se a preparação de profissionais e a maior conscientização da sociedade frente às diversas questões inerentes ao envelhecimento populacional.
Torna-se necessário ampliar os valores e a compreensão da educação para as pessoas idosas e da educação para o envelhecimento, criando esforços para gerar novas possibilidades de engajamento, onde a experiência educacional favoreça uma maior conscientização sobre a velhice e os caminhos possíveis para vivenciá-la de maneira mais saudável e com maior qualidade.

Referencia

BET, Patrícia; CACHIONI, Meire; DE LIMA FLAUZINO, Karina (orgs.). Gerontologia educacional: manual de boas práticas. Campinas: Alínea, 2023.
Outros livros do(s) autor(es)
  1. As Múltiplas Faces da Velhice no Brasil
    As Múltiplas Faces da Velhice no Brasil
    Olga Rodrigues de Moraes Von Simson, Anita Liberalesso Neri e Meire Cachioni (orgs.)
  2. Saúde e Qualidade de Vida na Velhice
    Saúde e Qualidade de Vida na Velhice
    Maria José D´Elboux Diogo, Anita Liberalesso Neri, Meire Cachioni (orgs.)
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