Gerontologia educacional e a aprendizagem ao longo da vida
O paradigma da aprendizagem ao longo da vida tornou-se um fenômeno global, com influência na organização política de vários países. De maneira flexível, o conceito tem sido utilizado em vários contextos educacionais. O objetivo desta scoping review foi mapear as atividades de aprendizagem ao longo da vida para os idosos para compreender como este paradigma tem sido incorporado em ações práticas.
- 1a edição
- Abril/2023
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-052-6
- ISBN
- 140
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1.
Fundamentos Introdutórios
Capítulo 1
A gerontologia educacional
Princípios e perspectivas da gerontologia educacional
As Universidades da Terceira Idade
Capítulo 2
O paradigma da aprendizagem ao longo da vida
Contribuições da educação de adultos
A primeira geração da aprendizagem ao longo da vida
A segunda geração da aprendizagem ao longo da vida
A terceira geração da aprendizagem ao longo da vida
A aprendizagem ao longo da vida em evidência
A perspectiva de desenvolvimento lifespan
Parte 2.
Pesquisa e Práticas
Capítulo 3
Métodos
Etapa 1 – questão de pesquisa
Etapa 2 – critérios de inclusão
Etapa 3 – protocolo de pesquisa
Etapa 4 – estratégias de busca
Etapa 5 – seleção da evidência
Etapa 6 – extração da evidência
Capítulo 4
Resultados
Modalidades educativas da aprendizagem ao longo da vida
Estudos da primeira geração da aprendizagem ao longo da vida
Estudo da segunda geração da aprendizagem ao longo da vida
Estudos da terceira geração da aprendizagem ao longo da vida
Estudos da quarta geração da aprendizagem ao longo da vida
Limitações da pesquisa
Capítulo 5
Discussão
Capítulo 6
Considerações finais
Referências
Orelha
O livro contextualiza a trajetória histórica e conceitual da gerontologia educacional e da aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning), destacando os principais aspectos que fundamentam e direcionam as práticas educativas voltadas às pessoas adultas e idosas.
O aprender durante toda a vida não se revela como uma ideia inovadora. No entanto, constata-se a sua adoção como um princípio organizador nas agendas políticas educacionais de vários países nos últimos anos, alinhada ao discurso da sustentabilidade e ao desenvolvimento político, econômico e social das comunidades. Por se apresentar como um conceito abrangente, advindo dos debates sobre a educação de adultos, o paradigma da aprendizagem ao longo da vida tem sido incorporado de maneira flexível em diversos contextos e áreas profissionais.
Apresentamos nesta obra o mapeamento das atividades de aprendizagem ao longo da vida para as pessoas idosas sob as perspectivas da funcionalidade (modalidade educativa) e da questão filosófica (parâmetro geracional), com a identificação dos principais desafios e estratégias recomendadas para as ações práticas no campo da gerontologia educacional.
Idealiza-se a adoção de um parâmetro geracional da aprendizagem ao longo da vida mais inclusivo e integrado nas atividades educativas para as pessoas idosas, o que pode ser interpretado como uma reaproximação ao objetivo genuíno da educação: colocar significado à existência humana.