Gerenciamento Educacional: ações possíveis
Esta obra pretende orientar aos iniciantes na difícil tarefa de conduzir determinado sistema de ensino. Seu tema central é a questão da participação na administração. Para isso, a autora refaz o percurso da educação brasileira desde a época colonial, demonstrando que cada etapa tem perfil específico e que a educação, ao mesmo tempo em que é influenciada, influencia o desenrolar dos acontecimentos.
- 1a edição
- Outubro/2013
- R$40,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-656-7
- ISBN
- 218
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Introdução
Capítulo 1
O Passado que Produziu o Presente
1.1 Fatos precedentes
1.2 O Brasil
1.3 A que conclusão se pode chegar de nossa história
Capítulo 2
Questões Referentes ao Estado
2.1 Conceito de política
2.2 Conceito de Estado
2.3 A origem do Estado Moderno
2.4 Estados totalitários do século XX
2.5 Implicações jurídicas para o aparecimento e sustentação do Estado
2.6 A que conclusão se pode chegar
Capítulo 3
Relatos de Ações Administrativas no Sistema Público de Educação
3.1 Episódio A: como se anteviu o planejamento participativo
3.2 Episódio B: a necessidade da preparação teórica para organizar a administração escolar pública em 1972
3.3 Episódio C: aplicação das questões didáticas
3.4 Episódio D: tentativa da administração participativa em órgão centralizado da Secretaria de Educação do estado de São Paulo
3.5 Episódio E: o emprego intencional do princípio participativo em escola da rede Estadual
Capítulo 4
Correntes Administrativas e a Educação
4.1 A teoria da administração clássica
4.2 Administração focada no ser humano
4.3 Sociólogos ou a teoria das Relações Humanas
4.4 Questões metodológicas – Teoria de Sistemas
4.5 A que conclusão se pode chegar a respeito dos episódios relatados no Capítulo 3?
Capítulo 5
Gestão Democrática e o Método Participativo
5.1 Formas de gestão e estilos de liderança
5.2 A pesquisa de campo
Conclusão
Referências