Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios: uma parceria entre a universidade e a escola
Essa publicação é fruto das reflexões apresentadas no III Encontro de Estágios Obrigatórios e experiências de ensino, abordando os estágios nas licenciaturas de diferentes pontos de vista: do docente universitário formador de professores, do aluno em formação e dos professores que recebem estes alunos como estagiários nas escolas públicas e instituições de educação não formal onde atuam.
- 1a edição
- Dezembro/2013
- R$42,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-668-0
- ISBN
- 194
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Parte 1.
Os Estágios Obrigatórios como Campo de Estudo Além de Atividade Prática
Capítulo 1
Diferentes Concepções do Estágio Obrigatório
Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lucena Lima
Capítulo 2
Uma Aproximação Universidade-escola: programa de formação de professores da EACH-USP
Fabiana Curtopassi Pioker-Hara, Elen Cristina Faht e Josely Cubero Bonardo
Parte 2.
Experiências de Estágios Obrigatórios
Capítulo 3
Estágio de Licenciatura em Ciências: relatos de uma experiência em educação sexual
Taís Rodrigues Tesser
Capítulo 4
Olhares Inventados: as produções dos estagiários para além do relatório
Celi Rodrigues Chaves Dominguez, Luciana Maria Viviani, Valéria Cazetta, Verônica Marcela Guridi, Elen Cristina Faht, Fabiana Curtopassi Pioker-Hara e Josely Cubero Bonardo
Capítulo 5
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Fortalecimento da Relação Universidade: Escola Pública na Formação Docente
Rosana Louro Ferreira Silva
Capítulo 6
Os Estágios Supervisionados nas Licenciaturas da Universidade Federal do ABC: inovações e desafios
Maisa Helena Altarugio
Capítulo 7
Parceria Intergeracional no Estágio Supervisionado de Prática de Ensino e o Valor da Experiência Docente na Formação de Novos Professores
Flavia Medeiros Sarti
Parte 3.
Educação Inclusiva e Experiências de Ensino
Capítulo 8
Necessidades Educacionais Especiais na Escola Pública: construindo o currículo, avaliando o ensino e as aprendizagens
Adriano Monteiro de Castro
Capítulo 9
Inclusão de Alunos Surdos pela Prática Pedagógica: energia em trânsito, explicada em LIBRAS e divulgada na Internet como referência de aprendizagem
Danilo Prado Ramos
Capítulo 10
Experiências de Estágio em Uma Escola para Alunos Surdos: estrangeira em terra nacional
Beatriz Cavalheiro Critelli
Capítulo 11
Sistemas Sensoriais e Aprendizagem: o nosso meio de comunicação com o mundo
María Elena Infante-Malachias
Orelha
Essa publicação é fruto das reflexões apresentadas no III Encontro de Estágios Obrigatórios e experiências de ensino: compartilhando experiências de estágios. O evento teve como objetivos: compartilhar e promover a troca de experiências relacionadas aos estágios curriculares de licenciatura com a comunidade, docentes e discentes de licenciaturas em geral, escolas públicas de ensino básico, estagiários e docentes, com a finalidade de estreitar os laços e aprimorar esta relação para melhoria da educação e da formação docente; e, por fim, refletir acerca da profissão docente e do papel dos estágios na formação inicial de professores. Convém lembrar que as publicações acerca da temática dos estágios obrigatórios na formação de professores, embora muito relevantes, são raras no Brasil.
O diferencial dessa obra reside no fato de que os textos são oriundos de experiências de professores que atuam na educação básica, no ensino superior ou que estão em formação. Resultados de trabalhos envolvendo a parceria da universidade com as escolas públicas são escassos, principalmente quando envolvem os estágios obrigatórios das licenciaturas. Nesse sentido, a proposta deste livro é abordar os estágios nas licenciaturas de diferentes pontos de vista, ou seja, do docente universitário formador de professores, do aluno em formação e dos professores que recebem estes alunos como estagiários nas escolas públicas e instituições de educação não formal onde atuam.
A reflexão sobre a importância dos estágios obrigatórios se faz necessária para a formação de professores de Ciências, para a melhoria das escolas públicas e para a melhor compreensão das relações de ensino-aprendizagem.