Ética, Responsabilidade Social e Governança Corporativa
A expectativa deste trabalho é a contribuição para a melhoria das práticas gerenciais, condição fundamental para as organizações empresariais enfrentarem, com sucesso, os desafios de uma economia globalizada, apresentando, ao leitor, alguns fundamentos que envolvem ética, responsabilidade social e governança corporativa.
- 3a edição
- Revisada e ampliada
- Agosto/2014
- R$48,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-699-4
- ISBN
- 208
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Fundamentação Teórica
Capítulo 1
Evolução Histórica dos Estudos sobre a Ética
Maria Cristina Pavan de Moraes, Teruo Monobe, Gideon Carvalho de Benedicto e Lucas Frazão Silva
Capítulo 2
Ética em Marketing
Teruo Monobe, Camila Brasil Gonçalves Campos, Ana Maria Ramos Buairide e Vera Lúcia Saikovitch
Capítulo 3
Surgimento e Evolução da Responsabilidade Social Empresarial: uma reflexão teórico-analítica
Samuel Carvalho de Benedicto, Ângelo Constâncio Rodrigues, Aline Micheli da Silva Penido e Wellington Pereira Dias
Capítulo 4
Governança Corporativa: o que é, para que serve e sua importância para a empresa de origem familiar
José Francisco Calil, Cândido Ferreira da Silva Filho, Gideon Carvalho de Benedicto e Lucas Frazão Silva
Capítulo 5
O Administrador Financeiro na Ótica da Governança Corporativa: perspectivas no século XXI
José Francisco Calil, Moacir Pereira e Teruo Monobe
Resultados das Pesquisas
Capítulo 6
Análise da Relevância da Ética nas Organizações
Maria Cristina Pavan de Moraes, Gideon Carvalho de Benedicto, Cândido Ferreira da Silva Filho e José Eduardo Salles Roselino Júnior
Capítulo 7
Ações de Responsabilidade Social na Prática Empresarial
Cândido Ferreira da Silva Filho, Gideon Carvalho de Benedicto, José Francisco Calil e Renato Kraide Soffner
Capítulo 8
Responsabilidade Social Empresarial: estratégias de sobrevivência e contribuições para a educação
Samuel Carvalho de Benedicto, Cândido Ferreira da Silva Filho e Carlos Augusto Amaral Moreira
Capítulo 9
Ações de Responsabilidade Social Versus Estratégias Empresariais: estudo em instituições financeiras públicas e privadas à luz do discurso ético
Samuel Carvalho de Benedicto, Carlos Maciel Stieg, Élide Pallos de Benedicto, Cândido Ferreira da Silva Filho e Edilei Rodrigues de Lames
Orelha
Os nossos dias são caracterizados pela incerteza e concorrência crescentes. Neste ambiente, dentre os grandes desafios colocados às organizações, está guiar suas ações com base em valores éticos, desenvolvendo políticas de responsabilidade social e, simultaneamente, atendendo aos interesses dos acionistas e todos aqueles que são influenciados pelas ações das organizações.
Este livro é resultado das pesquisas acadêmicas desenvolvidas por professores em importantes instituições de ensino superior no Brasil e, particularmente, por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu — Mestrado em Administração — do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).
O livro está dividido em duas partes. Na primeira, apresentamos ao leitor a fundamentação teórica daquilo que entendemos por ética, responsabilidade social e governança corporativa.
Na segunda parte do livro, em quatro capítulos, os autores apresentam resultados de pesquisas com organizações empresariais mostrando como elas pensam, desenvolvem e implementam políticas de responsabilidade social, bem como, outras estratégias que resultem na agregação de valor para os acionistas.
Finalmente, a expectativa deste trabalho é a contribuição para a melhoria das práticas gerenciais, condição fundamental para as organizações empresariais enfrentarem, com sucesso, os desafios de uma economia globalizada.