Ética e Gestão Educacional
Almiro Schulz
O livro é resultado de uma larga revisão bibliográfica relativa às palavras-chave: organização, Gestão, ética e educação, bem como, da experiência do autor em educação e de pesquisas em desenvolvimento. Tem como público-alvo aqueles que apostam em uma formação universitária, com vistas a uma sociedade mais justa e mais feliz, ou seja, dirigentes de educação escolar - em seus diferentes níveis.
- 1a edição
- Abril/2008
- R$36,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-247-7
- ISBN
- 130
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
PrefácioIntrodução
Capítulo 1
Teorias Éticas como Parâmetro para Gestão das Organizações Educacionais Superiores
Conceituações: organização, gestão e ética
Teorias éticas
Implicações e parâmetros éticos no processo de gestão
Capítulo 2
Decisão Ética no Processo da Gestão Organizacional
Conceito do fenômeno da decisão
Liberdade e decisão
Responsabilidade e decisão
Gestão e decisão
Dimensão ética da decisão
A ética como critério de decisão
Decisão ética, segundo robbins
Valores como critério de decisão
Consciência como critério de decisão
Normas como critério de decisão
Capítulo 3
Desafio de uma Gestão Voltada para a Formação Ética
Importância do assunto
Responsabilidade das IES com a formação ético-moral e de valores
Concepção de valor e de moral - implicações
Educação ou formação para os valores e a moral
Formação de valores
Formação da moral
Equacionar desafios para políticas voltadas para a formação ética
Capítulo 4
Educação para as Virtudes
Concepção sobre o que são virtudes
A importância das virtudes para as relações sociais
Desenvolvimento das virtudes
Em relação à importância dada ao assunto
O que pode ser entendido por educação das virtudes
A possibilidade da educação e do ensino das virtudes
Modelo e formas da educação nas virtudes
Atribuição de responsabilidade para a educação das virtudes
Formação das virtudes e educação escolar
Considerações Finais
Referências