Estado, Igreja e Educação: o mundo ibero-americano nos séculos XIX e XX
Promover cruzamentos de olhares entre passado(s) e presente(s) foi o que motivou a organização deste livro, que trata das complexas relações entre Estado e Igreja no mundo ibero-americano, a partir da segunda metade do século XIX, com ênfase especial sobre a questão da educação e da instrução pública. Com objetivos ambiciosos, busca promover uma interrogação sobre o tempo e seus vestígios (materiais e imateriais, passados e presentes) inscritos na pluralidade de escalas e ambientes que habitam o lapso histórico. Tendo em vista esta perspectiva, é intenção da obra estabelecer/constituir um espaço de reflexão sobre as relações entre Estado e Igreja nos dois "mundos", europeu e americano, ou seja, fazer aflorar informações e interpretações novas sobre os fenômenos históricos, em particular, aqueles relacionados às formas educativas, desenvolvidas nas suas inter-relações/implicações com o Estado, a sociedade e as instâncias religiosas.
Objetiva-se também, debater o panorama histórico-educativo das diferentes experiências educacionais vivenciadas no contexto da Ibero-américa, no período demarcado pelos séculos XIX e XX, pois este momento foi marcado por intensos embates entre a Igreja Católica e o Estado liberal, que se consolidava na Europa e entrava no cenário político na América Latina, inspirador da educação moderna, entendida, de forma mais abrangente, 4 como pública, gratuita e laica, bem como pelos questionamentos expressos pela Igreja sobre os novos princípios educacionais, delimitados pelo Estado a partir do novo marco regulatório (legislação) dos sistemas educativos. Para alcançar tal finalidade, reunimos historiadores de diferentes espaços do mundo ibero-americano que trabalham com os entrecruzamentos Igreja / Estado / Educação, os quais oferecem um olhar comparativo, que inclui as muitas realidades dos dois espaços.
Objetiva-se também, debater o panorama histórico-educativo das diferentes experiências educacionais vivenciadas no contexto da Ibero-américa, no período demarcado pelos séculos XIX e XX, pois este momento foi marcado por intensos embates entre a Igreja Católica e o Estado liberal, que se consolidava na Europa e entrava no cenário político na América Latina, inspirador da educação moderna, entendida, de forma mais abrangente, 4 como pública, gratuita e laica, bem como pelos questionamentos expressos pela Igreja sobre os novos princípios educacionais, delimitados pelo Estado a partir do novo marco regulatório (legislação) dos sistemas educativos. Para alcançar tal finalidade, reunimos historiadores de diferentes espaços do mundo ibero-americano que trabalham com os entrecruzamentos Igreja / Estado / Educação, os quais oferecem um olhar comparativo, que inclui as muitas realidades dos dois espaços.
- 1a edição
- Junho/2010
- R$71,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-373-3
- ISBN
- 378
- Páginas
- 160 x 230 mm
- Formato
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Sumário
PrefácioCapítulo 1
Ensino Religioso: retrato histórico de uma polêmica
Carlos Roberto Jamil Cury
Capítulo 2
Os Colégios das 'Freiras Francesas': um exemplo das relações entre Igreja Católica e Estado no Brasil (1859-1919)
Ivan A. Manoel
Capítulo 3
Educação das Elites e Formação de um Laicato Militante no Rio Grande do Sul
Artur Cesar Isaia
Capítulo 4
La Enseñanza de la Religión en los Manuales Escolares Españoles: un estudio a través de sus imágenes - 1900-1970
Ana Maria Badanelli Rubio
Capítulo 5
La Educación como Símbolo de Poder para la Iglesia en España Durante la Etapa Franquista: la labor pastoral y pastoril de Fray Albino G. Menéndez-Reigada, Obispo de Tenerife (1925-1946)
Manuel Ferraz Lorenzo
Capítulo 6
A Igreja Católica no Contexto do Estado Novo Português: as tensões no campo político-educacional (1940 a 1965)
Carlos Henrique de Carvalho
Capítulo 7
Igreja, Estado e Família no Debate Sobre o Ensino Particular em Portugal (Meados do Século XX)
Joaquim António de Sousa Pintassilgo
Capítulo 8
A Secularização da Sociedade Brasileira: tensões e conflitos em Minas Gerais nos primórdios da república
Wenceslau Gonçalves Neto
Capítulo 9
As Relações Estado-Igreja e a Questão do Ensino na Primeira República Portuguesa (1910-1926)
Paulo Bruno Pereira Paiva Alves
Capítulo 10
O Papel do Ensino na Dinâmica Evangélica Portuguesa Oitocentista: meio de combate e instrumento de integração
Rita Mendonça Leite
Capítulo 11
Presencias de la Iglesia y el Estado Chileno Republicano en el Sistema Educativo
Jaime Caiceo Escudero
Capítulo 12
Iglesia y Estado en Hispanoamerica. Sus Origenes: politica y economia
Héctor Omar Noejovich Ch
Capítulo 13
Iglesia Católica y Estado: armonías y desarmonías en la construcción educativa nacional (Perú, 1820-2009)
Fernando Armas Asín
Capítulo 14
Estado, Iglesia y Educación en Argentina (ss. XIX y XX)
Francisco Muscará
Sobre os Autores