Ensino de Química: o uso de analogias
O uso de analogias tem crescido como uma alternativa para facilitar o ensino de Ciências, sobretudo de conceitos com grau levado de dificuldade ou de abstração. Os livros didáticos têm apresentado com frequência esse recurso, entretanto muitos podem trazer erros conceituais e trabalhar com ideias preconcebidas, isto é, não tratar a analogia de uma perspectiva de construção de conceitos com os estudantes.
- 1a edição
- Julho/2017
- R$48,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-272-6
- ISBN
- 122
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Capítulo 1
Concepções Alternativas e Erros Conceituais
Definições de concepções alternativas e erros conceituais
Como surgem as concepções alternativas nos estudantes
Características das concepções alternativas
Os principais erros conceituais evidenciados no ensino de equilíbrio químico
Capítulo 2
As Analogias
Modelos
Definindo analogias
Variabilidades terminológicas
O uso de analogias na Química
Usando analogias para ensinar
Capítulo 3
Metodologia de Análise
Desenvolvimento do estudo
Levantamento das analogias encontradas nos livros didáticos de Química
Classificação com base no modelo adaptado do proposto por Thiele e Treagust (1994)
Análise das analogias encontradas nos livros didáticos de Química
Questionário aplicado aos professores
Capítulo 4
Resultados e Discussões
Questionários
Analogias encontradas nos livros didáticos
Considerações Finais
Referências
Anexo 1
Livros Analisados
Anexo 2
Questionário de Entrevista aos Professores
Orelha
O uso de analogias tem crescido como uma alternativa para facilitar o ensino de Ciências, sobretudo de conceitos com grau levado de dificuldade ou de abstração. Os livros didáticos têm apresentado com frequência esse recurso, entretanto muitos podem trazer erros conceituais e trabalhar com ideias preconcebidas, isto é, não tratar a analogia de uma perspectiva de construção de conceitos com os estudantes.
Imagens e ilustrações trazidas nesses livros podem, também, levar os alunos a concepções errôneas de conceitos científicos, principalmente quando esse material não é discutido em classe.
Este livro traz questionamentos fundamentais sobre esse tema, bem como, por meio de exemplos, auxilia o professor a analisar os vários aspectos das analogias − suas vantagens, limitações, contextos em que podem ser empregadas − e, com base nisso, a utilizá-las com segurança em sala de aula.