Ensino de astronomia na escola: concepções, ideias e práticas
A escola é espaço educativo por excelência e, nela, a Astronomia não pode ser deixada de lado, relegando às futuras gerações o conhecimento elaborado e o encantamento sentido por tantos povos no decorrer dos tempos. Com a contribuição de professores de diferentes partes do país e até mesmo, de fora dele, diversos temas da área são abordados, como reflexões teóricas sobre o ensino deste campo de conhecimento, o emprego de modelos e recursos computacionais, além de atividades desenvolvidas a partir do local da escola, sem o uso de recursos sofisticados.
- 1a edição
- Novembro/2014
- R$98,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-239-9
- ISBN
- 448
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Parte I. Algumas Concepções sobre o Ensino de Astronomia
Capítulo 1
O Céu e a Terra: imagens no espelho
Carlos Aparecido Kantor
Capítulo 2
Conteúdos Conceituais, Procedimentais e Atitudinais no Ensino da Astronomia: a Terra e seus movimentos
Juan Bernardino Marques Barrio
Capítulo 3
Do Ensino de Astronomia Centrado no Professor para Uma Aprendizagem Centrada no Estudante: uma revisão
Timothy F. Slater
Capítulo 4
O Programa “Global Hands-on Universe” e o ensino de Astronomia
Rosa Doran
Parte II. Ideias e Práticas para o Ensino de Astronomia
Capítulo 5
O Relógio de Sol Equatorial e o Globo Terrestre Orientado
Leonardo Marques Soares e Francisco de Borja López de Prado
Capítulo 6
Estratégias Alternativas para o Ensino de Astronomia
Daniel Trevisan Sanzovo, Vanessa Queiroz e Rute Helena Trevisan
Capítulo 7
O Heavens-Above e Algumas de Suas Potencialidades Didáticas
Gustavo Iachel
Capítulo 8
Medindo o Tamanho da Terra: o projeto Eratóstenes Brasil
Rodolfo Langhi
Capítulo 9
A Complexidade e a Dialética de um Ponto de Vista Local e de um Ponto de Vista Global em Astronomia
Nicoletta Lanciano
Capítulo 10
Ensino de Astronomia além da Sala de Aula: integração de atividades extraclasse ao ensino formal
Sérgio Mascarello Bisch, Marconi Frank Barros e Thiago Pereira da Silva
Capítulo 11
O Sol Quase Nunca Nasce a Leste: modelos do horizonte local
Rosa M. Ros
Capítulo 12
Proposta Didática para o Ensino Médio: o caso Plutão e a natureza da ciência
Vanessa Nóbrega de Albuquerque e Cristina Leite
Capítulo 13
Modelo Didático para a Simulação do Movimento Aparente do Sol na Esfera Celeste e as Sombras dos Objetos
Daniel Iria Machado
Capítulo 14
Estações do Ano: oficinas para a aplicação de modelos heliocêntricos
Paulo Henrique Azevedo Sobreira
Parte III. Relatos de Experiência
Capítulo 15
Conhecimentos e Fantasia a Respeito do Sol: uma proposta de ensino com base em contações de histórias problematizadoras
Mariana Ferreira de Deus e Marcos Daniel Longhini
Capítulo 16
O Céu dos Alunos: os conhecimentos de Astronomia de estudantes do Ensino Médio com base em um referencial topocêntrico
Marcos Daniel Longhini e Hanny Angeles Gomide
Capítulo 17
A Dimensão Espacial das Fases da Lua: contribuições para uma proposta de ensino
Alejandro Gangui, Esteban Dicovskiy e Maria C.Iglesias
Capítulo 18
Onde Estou? Um trabalho com alunos de Ensino Médio que envolve localização espacial e geográfica
Marcos Daniel Longhini, Iara Vieira Guimarães e Telma Cristina Dias Fernandes
Capítulo 19
Reflexões e Estratégias de Ensino de Astronomia para Todos
Maria Helena Steffani
Capítulo 20
Atividades Didáticas de Astronomia em Escolas Municipais: palestras, relógios de Sol e Sistema Solar em escala
Paulo Sergio Bretones
Capítulo 21
Escolas a Céu Aberto: experiências possíveis de Didática da Astronomia em escolas públicas
Néstor Camino e Cristina Terminiello
Orelha
A escola é espaço educativo por excelência e, nela, a Astronomia não pode ser deixada de lado, relegando às futuras gerações o conhecimento elaborado e o encantamento sentido por tantos povos no decorrer dos tempos. Nesse sentido, esta obra tem como objetivo apresentar, em cada capítulo, concepções, ideias e práticas voltadas para o ensino de Astronomia no espaço escolar.
Com a contribuição de professores de diferentes partes do país e até mesmo, de fora dele, diversos temas da área são abordados, como reflexões teóricas sobre o ensino deste campo de conhecimento, o emprego de modelos e recursos computacionais, além de atividades desenvolvidas a partir do local da escola, sem o uso de recursos sofisticados.
Esperamos que a obra possa contribuir com as escolas na superação da lacuna que tem sido o ensino de Astronomia para seus alunos e, especificamente, ao professor, desejamos que seja um estímulo para a sua prática profissional.