Ensinando Ciências na Educação Infantil
Você irá se encantar durante a leitura deste livro com todas as possibilidades que ele abre para pensar o ensino de ciências aos pequeninos! Nesta segunda edição, elaboramos uma série de sugestões de conteúdos acompanhados de aulas práticas para serem trabalhados na escola, a fim de auxiliar a atuação pedagógica do professor. São atividades que têm durações diversas e temáticas que perpassam o conhecimento do eu e do outro, do mundo natural e social, e das transformações nele efetuadas pela presença de nós, seres humanos. Cada um tem total liberdade para trabalhá-las da forma que considerar mais adequada e com os recursos que tiver em seu dia a dia.
- 2a edição
- Ampliada e revisada
- Fevereiro/2020
- R$96,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-886-8
- ISBN
- 312
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio à 2ª edição
Prefácio
Apresentação
Parte 1. Fundamentos Teóricos e Metodológicos
Capítulo 1: Introdução
Por que escrever um livro de ciências para a educação infantil?
Por que falar de ensino de ciências da perspectiva de uma educação científica?
O que isso tem a ver com a curiosidade infantil?
O que isso tem a ver com os eixos estruturantes da prática pedagógica para esse nível de ensino, que são as interações e as brincadeiras?
É possível trabalhar os cinco campos de experiência apresentados pela Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil com base no ensino de ciências da perspectiva de uma educação científica?
Capítulo 2: Quem é a criança de quatro e cinco anos e por que o trabalho pedagógico intencional é importante?
O desenvolvimento da criança a partir da Psicologia Histórico-cultural – uma pequena introdução
A criança de 4 a 5 anos. Por que ensiná-la é importante?
Capítulo 3: A criação e a imaginação na educação infantil e a educação científica: descobrindo-se e descobrindo o mundo!
O desenvolvimento da imaginação e criação na criança pequenina
A importância de uma educação científica para a educação infantil
Capítulo 4: É possível ensinar ciências na educação infantil?
É possível trabalhar Tecnologia, Engenharia, Arte e Design juntos? Como faço isso?
Como ensinar ciências? É possível trabalhar Tecnologia, Engenharia, Arte e Design juntos?
Parte 2. Descobrindo-se e Descobrindo o Mundo: atividades práticas e aulas para crianças de 4 a 5 anos
Tema: Identidade
Módulo 1: Cabeça, ombro, joelho e pé. As partes que cabem em mim: conhecendo a estrutura do corpo humano
Módulo 2: Somos todos coloridos, aprendendo com as diferenças
Módulo 3: Conhecendo a minha família...
Tema: Os Cinco Sentidos e os Sentimentos
Módulo 4: ‘Coisas’ que a gente sente
Tema: Alimentação
Módulo 5: “Comer, comer... É o melhor para poder crescer!”
Tema: Higiene e Saúde
Módulo 6: Cuidando do meu corpo, cuidando de mim
Tema: Descobrindo Meu Corpo
Módulo 7: Sistema respiratório
Módulo 8: Sistema circulatório
Módulo 9: Sistema digestivo
Tema: Explorando e Descobrindo o Mundo Natural
Módulo 10: Rochas
Módulo 11: Vivos e não vivos
Módulo 12: Animais
Módulo 13: Vegetais
Módulo 14: Ecossistema
Brincadeiras e Comidinhas
Região Sul
Região Sudeste
Região Centro-Oeste
Região Norte
Região Nordeste
Posfácio
Referências
Orelha
É possível ensinar ciências aos pequeninos? De que forma? Este livro responde a essas questões e vai além! As ciências são vitais para o desenvolvimento da criatividade, do espírito crítico, da curiosidade infantis. Vamos viajar, então, por entre planetas; admirar as borboletas, compreendendo sua importância para a vida; sentir o doce perfume das flores, entender suas cores, formas e texturas; conhecer nosso corpo e muitas outras coisas junto com nossas crianças. Vamos descobrir e compreender o mundo em que vivemos! Esse, sem dúvida, é o melhor caminho para preservá-lo!
Você irá se encantar durante a leitura deste livro com todas as possibilidades que ele abre para pensar o ensino de ciências aos pequeninos!
Nesta segunda edição, elaboramos uma série de sugestões de conteúdos acompanhados de aulas práticas para serem trabalhados na escola, a fim de auxiliar o trabalho pedagógico do professor. São atividades que têm durações diversas e temáticas que perpassam o conhecimento do eu e do outro, do mundo natural e social, e das transformações nele efetuadas pela presença de nós, seres humanos. Cada um tem total liberdade para trabalhá-las da forma que considerar mais adequada e com os recursos que tiver em seu dia a dia.
Aventure-se, descubra, pergunte, investigue, instigue-se, apaixone-se!