Ensaios sobre História, Ciência e Educação
As discussões sobre a superação das barreiras disciplinares do conhecimento científico e a necessidade de organização da pesquisa em grupo favoreceram a nossa concepção do Museu Pedagógico como um lugar vivo, dinâmico, capaz de formar e ordenar coletivos de pesquisa, com base na interlocução com a história e a educação, delineando o percurso das diversas ciências, de professores oriundos de vários departamentos e de alunos de diversos cursos. Os textos apresentados, portanto, oferecem-nos múltiplas leituras sobre a nossa realidade, retratando as tendências e preocupações de sujeitos e campos diversos das ciências.
- 1a edição
- Maio/2011
- R$43,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-452-5
- ISBN
- 240
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Jornal O Mentor da Infância: contribuições para educação da criança no século XIX
Isabel Cristina de Jesus Brandão
Capítulo 2
Sociologia da Infância: um panorama da construção de um objeto
Ana Lucia Castilhano de Araújo
Capítulo 3
Antirracismo e Processos de Singularização
Francisco Carlos Cardoso da Silva
Capítulo 4
Escravidão e Violência no Brasil Colonial
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
Capítulo 5
Desvelando os Conflitos Políticos de Vitória da Conquista-BA por meio dos “Caminhos Labirínticos de Guimarães Rosa”
João Diógenes Ferreira dos Santos
Capítulo 6
O Discurso Tecnológico Burguês e a “Pós-Modernidade”
José Rubens Mascarenhas de Almeida
Capítulo 7
O Conceito de Qualificação
Ana Elizabeth Santos Alves
Capítulo 8
Entre Imagens e Representações: diversidade religiosa afro-brasileira
Itamar Pereira de Aguiar
Capítulo 9
Educação, Juventude e Alcoolismo
Luci Mara Bertoni
Capítulo 10
Opções Pedagógicas e o Ensino de Matemática: alguns aspectos históricos
Claudinei de Camargo Sant´Ana
Capítulo 11
Metacognição: a trajetória de seu desenvolvimento
Tânia Cristina Gusmão
Sobre os Autores