Educação, Saúde e Trabalho: antigos problemas, novos contextos, outros olhares
Foi um desafio e um desejo, acalentados ao longo do tempo, pelos membros do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação em Saúde, da Faculdade de Educação da UNICAMP, reunir autores de diferentes áreas e regiões geográficas, para pensar de maneira crítica e dialética, temas que contemplassem as esferas da Educação, Trabalho e Saúde, buscando fundamentar-se principalmente na articulação entre a teoria e a prática.
- 2a edição
- Revisada
- Abril/2018
- R$38,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-804-2
- ISBN
- 142
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Capítulo 1
Fazendo uma Travessia: em pauta a formação dos profissionais da área da saúde
Maria Helena Salgado Bagnato
Capítulo 2
O Compromisso Ético-político do Educador na Mediação do Projeto Pedagógico
Mara Regina Lemes de Sordi
Capítulo 3
A Ética na Formação dos Profissionais da Saúde
Raimunda Medeiros Germano
Capítulo 4
A Centralidade da Avaliação nos Processos de Inovação Curricular: ação mediadora do educador
Mara Regina Lemes de Sordi
Capítulo 5
Práticas Educativas em Saúde e a Construção do Conhecimento Emancipatório
Maria Inês Monteiro Cocco
Capítulo 6
Educação Continuada na Área da Saúde: uma aproximação crítica
Maria Helena Salgado Bagnato
Capítulo 7
Trabalho & Educação: novas possibilidades para antigos problemas
Maria Inês Monteiro Cocco
Capítulo 8
A Transformação da Questão Social e a Educação
José Willington Germano
Orelha
Foi um desafio e um desejo, acalentados ao longo do tempo pelos membros do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação em Saúde da Faculdade de Educação da Unicamp, reunir autores de diferentes áreas e regiões geográficas para pensar, de maneira crítica e dialética, temas que contemplassem as esferas da Educação, Saúde e Trabalho, buscando fundamento principalmente na articulação entre a teoria e a prática.
Na tessitura do trabalho, criou-se um movimento rico e plural, que ora acentuou a atenção nos aspectos macrocontextuais – políticos, sociais, éticos e econômicos –, ora nos microcontextuais, rompendo com a linearidade das ideias e do pensar instituídos.
Com essas perspectivas, num cenário em que se anunciam muitas mudanças, detectamos ainda, às vezes com novas roupagens, velhos problemas e formas de pensar e agir arraigados que precisam ser enfrentados.
Assim, a educação continuada na área da saúde e a ética na formação de seus profissionais; as relações entre trabalho e educação; o papel central da avaliação nos processos de inovação curricular, em que é fundamental a ação mediadora do educador; o compromisso ético-político deste na mediação do projeto pedagógico e a profunda relação entre transformação social e educação são alguns dos assuntos que trazemos a debate tendo em vista o cenário atual.
Na proximidade de um novo tempo, mais do que concluir nossas reflexões, tecidas na polissemia dos diversos olhares, acreditamos que as contribuições serão aquelas que tivermos a ousadia e a coragem de explicitar e perseguir.