Educação Matemática: contextos e práticas docentes
A Educação Matemática deve contemplar um conhecimento matemático atual, como ele se manifesta no dia a dia e na ciência e tecnologia do momento, contemplando não apenas o aspecto utilitarista da matemática, mas também as formas de arte, hoje atrativas para os jovens, que têm grande relação com a Matemática.
- 2a edição
- Revisada
- Agosto/2014
- R$65,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-689-5
- ISBN
- 316
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Matemática, Educação Matemática, Cidades e Casacos Vermelhos: um prefácio
Introdução
Parte 1
Fundamentos e Inovações
Capítulo 1
Formação e Trabalho Docente: demandas e desafios
1. Formação e Trabalho Docente: a terceirização como estratégia do mundo empresarial na administração da educação
Adolfo Ignácio Calderón, Thamara Strelec e Vlademir Marim
2. Ensino da Matemática nas Séries Iniciais da Educação Básica: uma análise das necessidades de formação de professores
Vlademir Marim
3. Formação e Trabalho Docente: demandas e desafios
Solange Vera Nunes de Lima D’ Água e Mirian Maria Andrade
Capítulo 2
Etnomatemática: concepções e ideias
4. Etnomatemática e Formação de Professores: caminhos e possibilidades
Regis Luiz Lima de Souza
5. Contribuições da Etnomatemática D´Ambrosiana para a Formação Docente
Benerval Pinheiro Santos
Capítulo 3
Perspectiva em Modelagem Matemática
6. Uma Perspectiva de Modelagem Segundo a Educação Matemática Crítica
Jussara de Loiola Araújo
7. Modelagem Matemática: método para o ensino e aprendizagem
Clarice Gameiro da Fonseca Pachi
8. Modelagem Matemática: um olhar para a corrente sociocrítica
Mirian Maria Andrade
Capítulo 4
Estatística e suas Aplicações
9. A Estatística como Ferramenta para Tomada de Decisões
Nádia Giaretta Biase
10. Aplicação da Análise de Regressão para Predição da Neutralização de Veneno Bothrops Pauloensis
Janser Moura Pereira e Quintiliano Siqueira Schroden Nomelini
11. Estatística e suas Aplicações no Cotidiano
Clarice Gameiro da Fonseca Pachi
Capítulo 5
Movimento da Educação Matemática no Brasil: Malba Tahan e suas tendências no ensino
12. Matemática em Cena: imaginário, matemática e transdisciplinaridade na história da Educação Matemática brasileira
Cristiane Coppe de Oliveira
13. Mello e Souza e Malba Tahan: caminhos que se entrecruzam em uma trajetória acadêmico-profissional
Moysés Gonçalves Siqueira Filho
Capítulo 6
Educação Matemática Digital
14. Constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem com Objetos de Aprendizagem
Arlindo José de Souza Júnior e Éliton Meireles de Moura
Parte 2
Práticas Pedagógicas
Capítulo 7
Filmes
15. A Sociedade dos Poetas Mortos
Karina Klinke
16. Numbers – Episódio ‘O Piloto’
Nádia Giaretta Biase
17. Cyberchase: a Corrida do Espaço
Nádia Giaretta Biase
18. O Sentimento de Pertença na Construção de uma Escola Significativa (a partir dos filmes “O Jarro” e “Nenhum a menos”)
Mical de Melo Marcelino
Capítulo 8
Jogos Matemáticos
19. Expectáveis Mudanças na Educação: compromisso com uma educação de qualidade
Vlademir Marim
20. Jogos Matemáticos: uma proposta para o ensino das operações elementares
Vlademir Marim e Ana Carolina Igawa Barbosa
Capítulo 9
Teatro: o homem que calculava
21. Malba Tahan e o Teatro: experiências teatrais a partir de O Homem que Calculava
Atílio Bari
Capítulo 10
Software e o Ensino da Matemática
22. A Utilização do Software Geogebra no Ensino da Matemática
Abaporanga Paes Lemes Alberto, Leonardo Silva Costa e Tânia Maria Machado de Carvalho
Capítulo 11
Ensino da Geometria
23. Ensino da Geometria por Meio de Origami
Evaneide Alves Carneiro e Jéssica Moreira Resende
Capítulo 12
Diálogos: formação inicial e os projetos de ensino
24. O PIBEG no Curso de Matemática da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP/UFU
Cristiane Coppe de Oliveira
25. Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação (PIBEG/UFU): formação para o desenvolvimento de competências e habilidades em resolução de problemas
Vlademir Marim, Ana Carolina Igawa Barbosa e Gabriela Costa de Oliveira
26. Formação Conceitual e Desenvolvimento de Competências e Habilidades em Álgebra e Geometria Elementar: uma proposta de nivelamento para o curso de Matemática
Odaléa Aparecida Viana e Cristiane Coppe de Oliveira
27. Projetos em Estatística
Quintiliano Siqueira Schroden, Janser Moura Pereira e Nádia Giaretta Biase
28. Aplicações de Cálculo Diferencial às Ciências Naturais e Humanas: exercícios de reflexão e curiosidades
Daniel Cariello, Pedro Carlos Elias Ribeiro Junior e Tânia Maria Machado de Carvalho
Orelha
Para a cidadania plena, dizia Paulo Freire, o indivíduo tem que ser alfabetizado, nós complementamos dizendo: no mundo atual, o conhecimento matemático – utilizar os números e as operações básicas – é parte essencial da alfabetização, permite entender e lidar com diversas situações presentes no cotidiano, do simples troco na padaria, do consumo de gasolina, das taxas e impostos até os índices para financiamentos, aplicações e poupança.
A Educação Matemática deve contemplar um conhecimento matemático atual – como ele se manifesta no dia a dia e na ciência e tecnologia do momento – mostrando não apenas o aspecto utilitarista da matemática, mas, também, as formas de arte, hoje atraentes para os jovens, que têm grande relação com a Matemática.
Neste livro, de conteúdo rico e variado, Vlademir Marim e Cristiane Coppe de Oliveira reuniram destacados educadores para discorrer, com muita propriedade, sobre diversos aspectos de relevância para a Educação Matemática contemporânea.
Ubiratan D’Ambrosio