Educação Infantil: para que, para quem e por quê?
Os escritos que compõem esta obra ressaltam, sob diferentes perspectivas de análise, a importância de se promover uma educação infantil de qualidade. Existe uma tônica que anima as proposições anunciadas no conjunto dos capítulos: a criança é o centro do processo educativo e essa centralidade só pode ser assegurada mediante a ação intencional e reflexiva dos adultos comprometidos com sua educação. Essa vertente indica possíveis encaminhamentos às questões da educação infantil brasileira e paulista, desde aquelas que dizem respeito às políticas públicas mais amplas até as concernentes às práticas educativas no âmbito das instituições de educação infantil.
- 4a edição
- Revisada
- Agosto/2014
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-698-7
- ISBN
- 236
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Educação Infantil: para que, para quem e por quê
Maristela Angotti
Capítulo 2
Desenvolvimento e Educação Infantil: contribuições da perspectiva bioecológica
Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Capítulo 3
Desenvolvimento Infantil: reflexões teóricas, relações e contextos
Eliza Maria Barbosa
Capítulo 4
O Cuidar e o Educar na Educação Infantil
Fátima Neves do Amaral Costa
Capítulo 5
Práticas de Cuidado e de Educação na Instituição de Educação Infantil: olhar das professoras
Muriane Sirlene Silva de Assis
Capítulo 6
Brincar: um direito da infância e uma responsabilidade da escola
Suselaine A. Zaniolo Mascioli
Capítulo 7
O Jogo e a Educação
Ricardo Leite Camargo e Kleber Tüxen Carneiro
Capítulo 8
Relação Instituição de Educação Infantil e Família: um sonho acalentado, um vínculo necessário
Taciana Mirna Sambrano
Capítulo 9
Musicalização Infantil: trajetórias do aprender a apreender o quê e como ensinar na Educação Infantil
Claudia Cristina Fiorio Guilherme
Capítulo 10
A Busca do Reencantamento do Professor
Euzânia B. F. Andrade
Capítulo 11
Brincar de Construir Brinquedos
Roselene Crepaldi
Capítulo 12
Filosofia na Educação Infantil
Paula Ramos de Oliveira
Capítulo 13
O Exercício da Imagem
Vera Lucia Mello Chiavini
Orelha
Este livro tem o grande mérito de revelar a produção científica de um grupo de pes-quisa que adota a concepção ecológica do desenvolvimento humano para compreen-der melhor os processos de desenvolvi-mento e aprendizagem infantis e o processo homólogo de desenvolvimento profissional. Ao mesmo tempo, registra e fortalece a iniciativa de uma universidade pública em oferecer um curso de especialização desti-nado à formação de docentes de educação infantil, que prima pelo tratamento das especificidades do trabalho com crianças de 0 a 6 anos e que congrega profissionais formadores de diversas áreas do saber.
Os escritos que compõem esta obra ressaltam, sob diferentes perspectivas de análise, a importância de se promover uma educação infantil de qualidade. Existe uma tônica que anima as proposições anuncia-das no conjunto dos capítulos: a criança é o centro do processo educativo e essa centralidade só pode ser assegurada mediante a ação intencional e reflexiva dos adultos comprometidos com sua educação. Essa vertente indica possíveis encami-nhamentos às questões da educação infantil brasileira e paulista, desde aquelas que dizem respeito às políticas públicas mais amplas até as concernentes às práticas educativas no âmbito das instituições de educação infantil.
As produções que compuseram os diversos momentos do Congresso de Educação Infantil descrevem as reflexões oriundas do processo de formação e seu registro é essencial por sua natureza documental. A iniciativa de Maristela Angotti de reunir e organizar o material apresen-tado, trazendo as contribuições de vários membros de suas equipes de pesquisa e do curso de formação, contribui para um melhor entendimento do campo da edu-cação infantil da atualidade.
Mônica Appezzato Pinazza
Tizuko Morchida Kishimoto
Faculdade de Educação da USP