Educação Infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento
Maristela Angotti (org.)
O livro expõe uma visão de mundo com o olhar para a infância que remete o leitor à sua responsabilidade, seu modo de ser e estar com a infância.
Os textos se propõem a construir saberes, com uma missão ética e, no caso da infância, considerar que podemos com ela, para ela e por ela, inventar outro jeito de fazer o mundo e a vida.
A formação e profissionalização consistente dos adultos que se propõem como mediadores de saberes e subjetividades; as possibilidades de mobilização popular na garantia de direitos; as delicadas relações entre a escola e as famílias; o acesso das nossas crianças ao patrimônio cultural construído pela humanidade nas diversas expressões artísticas; a compreensão de que o conhecimento sobre a infância é direito de todas as pessoas que dela se acercam: eis aí, em uma ciranda que, inevitavelmente, inclui história, memória e mãos dadas, universidade, comunidade, pesquisa, ação, todos atores de viáveis transformações.
Os textos se propõem a construir saberes, com uma missão ética e, no caso da infância, considerar que podemos com ela, para ela e por ela, inventar outro jeito de fazer o mundo e a vida.
A formação e profissionalização consistente dos adultos que se propõem como mediadores de saberes e subjetividades; as possibilidades de mobilização popular na garantia de direitos; as delicadas relações entre a escola e as famílias; o acesso das nossas crianças ao patrimônio cultural construído pela humanidade nas diversas expressões artísticas; a compreensão de que o conhecimento sobre a infância é direito de todas as pessoas que dela se acercam: eis aí, em uma ciranda que, inevitavelmente, inclui história, memória e mãos dadas, universidade, comunidade, pesquisa, ação, todos atores de viáveis transformações.
- 1a edição
- Setembro/2009
- R$54,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-353-5
- ISBN
- 178
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
IntroduçãoCapítulo 1
Ensino Fundamental de Nove Anos: da sedução à perversidade
Claudia Cristina Fiorio Guilherme
Capítulo 2
Educação Infantil: direito, perspectivas e financiamento - o papel do Ministério Público
Paulo Henrique de Oliveira Arantes
Capítulo 3
Ama, Guardiã, Crecheira, Pajem, Auxiliar ... em Busca da Profissionalização do Educador da Educação Infantil
Muriane Sirlene Silva de Assis
Capítulo 4
(Con)vivendo com Crianças e suas Famílias: desafios para o educador?
Taciana Mirna Sambrano
Capítulo 5
A Arte e a Capacidade Mágica de Pintar, Desenhar, Criar e Sonhar!
Euzânia Andrade
Capítulo 6
Musicalização na Educação Infantil
Maria Júlia Canazza Dall´Acqua
Daniel Previato
Simone Regina de Souza
Capítulo 7
O Texto Literário na Formação da Criança
Maria Lúcia Outeiro Fernandes
Capítulo 8
O Teatro na Educação Infantil
Marina Loureiro Del´Bianco
Capítulo 9
As Brincadeiras de Roda: ´Vamos Todos Cirandar...´
Suselaine Ap. Zaniolo Mascioli
Capítulo 10
Desafios da Educação Infantil para Atingir a Condição de Direito e de Qualidade no Atendimento
Maristela Angotti
Capítulo 11
Escola Livre para Educadores Profissionais e Leigos: um projeto de integração de contextos em favor da infância e da qualidade na educação infantil
Carla A. Barreto
Maristela Angotti
Sobre os Autores