Educação e Trabalho: políticas públicas e a formação para o trabalho
Robson Luiz de França (org.)
A obra trata de estudos sobre Estado e Políticas Públicas Educacionais no contexto da reestruturação produtiva do capital. O objetivo principal é reunir diversos estudos sob uma perspectiva crítica para o entendimento da reforma do Estado que ocorreu a partir de um projeto político e ideológico neoliberal, o qual ocasionou inúmeras transformações no que diz respeito às políticas públicas educacionais, na formação dos trabalhadores e no processo de reestruturação do mundo do trabalho, e situar a educação neste contexto.
Parte-se da premissa de que o neoliberalismo constitui-se como um projeto hegemônico, isto é, uma alternativa da classe dominante à crise do capitalismo contemporâneo, uma nova forma de organização socioeconômica, com um novo papel para o Estado diante das políticas públicas.
Nos diversos capítulos que compõem esta obra, apresenta-se discussão sob a perspectiva histórica, a relação entre trabalho, educação e formação profissional. Problematizam-se as diferentes dimensões teóricas da organização e controle do trabalho, formação e qualificação profissional e formação escolar para a empregabilidade.
Esta obra é de grande relevância tanto para pesquisadores na área da temática como para docentes e discentes e pode ser utilizada como material didático e de estudos em cursos de graduação, didáticos e de pesquisa e estudos na pós-graduação stricto sensu.
Parte-se da premissa de que o neoliberalismo constitui-se como um projeto hegemônico, isto é, uma alternativa da classe dominante à crise do capitalismo contemporâneo, uma nova forma de organização socioeconômica, com um novo papel para o Estado diante das políticas públicas.
Nos diversos capítulos que compõem esta obra, apresenta-se discussão sob a perspectiva histórica, a relação entre trabalho, educação e formação profissional. Problematizam-se as diferentes dimensões teóricas da organização e controle do trabalho, formação e qualificação profissional e formação escolar para a empregabilidade.
Esta obra é de grande relevância tanto para pesquisadores na área da temática como para docentes e discentes e pode ser utilizada como material didático e de estudos em cursos de graduação, didáticos e de pesquisa e estudos na pós-graduação stricto sensu.
- 1a edição
- Abril/2010
- R$46,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-369-6
- ISBN
- 270
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
ApresentaçãoParte I. Políticas Públicas Educacionais
Capítulo 1
Estado, Educação e Controle Social: introduzindo o tema
Antonio Bosco de Lima
Capítulo 2
Reestruturação Capitalista: as indissociáveis reconfigurações do cenário político e do mundo do trabalho
Lucia Elena Pereira Franco Brito
Robson Luiz de França
Capítulo 3
Estado e Políticas Públicas Educacionais: reflexões sobre as teses neoliberais
Luciene Maria de Souza
Capítulo 4
Políticas Educacionais em Questão: gestão democrática na escola pública
Vilma Aparecida de Souza
Capítulo 5
As Reformas no Setor Educacional Brasileiro e a Expansão do Ensino Superior
Polyana Imolesi Silveira de França
Capítulo 6
Políticas de Acesso à Educação Superior: flexibilização e democratização do ingresso na universidade
Joiciane Aparecida de Souza
Capítulo 7
Modelos de Gestão na Universidade Pública: um estudo com base no conselho universitário e no conselho diretor da universidade federal de uberlândia
Noádia Munhoz Pereira
Parte II. Formação e Trabalho
Capítulo 8
Trabalho e Educação: paradoxos na formação do trabalhador
Inayá Maria Sampaio
Capítulo 9
A Qualificação Profissional na Educação não Formal de Ensino no Contexto da Reestruturação Produtiva
Valdecina de Freitas Souza
Capítulo 10
Trabalho, Educação e Sociedade: a formação do trabalhador no âmbito da acumulação do capital
Fabiane Santana Previtalli, Maria Vieira Silva,
Robson Luiz de França e Carlos Alberto Lucena
Capítulo 11
Trabalho e Tecnologia: bases da educação profissional tecnológica de graduação
Brígida Maria Pimenta Carvalho e Robson Luiz de França
Capítulo 12
A Avaliação como Instrumento de Gestão da Educação Superior
Maria Antonia Brandão de Andrade e Aparecida Carneiro Pires
Sobre os Autores