Educação e Religião
Nesta obra, os autores discorrem sobre aspectos históricos, sociais, políticos, culturais, antropológicos, pedagógicos, filosóficos, teológicos, morais e jurídicos pertinentes à presença da religião no Brasil. Referindo-se, indistintamente, aos pontos de consenso e dissensão envolvendo as categorias: Estado, Igreja e Educação no Brasil, desde as suas origens, até a entrada de outras crenças.
- 1a edição
- Setembro/2012
- R$37,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-574-4
- ISBN
- 160
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
O Altar, o Trono e o Ensino: os religiosos e a educação
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
Ruy Hermann Araújo Medeiros
Capítulo 2
O Ensino Religioso como Componente Curricular do Ensino Fundamental
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo
Tania Conceição Iglesias
Marcos Ayres Barboza
Capítulo 3
Ascetismo Intramundano: a realização da ética protestante e o capitalismo
Humberto Santos de Andrade
Capítulo 4
Mística, Amor e Alteridade
Elton Moreira Quadros
Capítulo 5
Aspectos da Concepção de Educação no De Magistro de São Tomás
João Santos Cardoso
Capítulo 6
Simbolismo Cósmico na Arquitetura da Igreja e Convento de S. Francisco de Salvador: uma cosmovisão arquitetônica de Frei Rafael da Purificação
Fr. Hugo Fragoso ofm
Capítulo 7
“Filhos do Padre”: ensino de primeiras letras para a mocidade cachoeirana (1840/1847)
José Carlos de Araujo Silva
Capítulo 8
Ação Pastoral e Educação: uma visão histórica e documental (1961-1992)
Ivana Teixeira Silveira
Sobre os Autores
Orelha
A ideia de Deus e de seus poderes perpassa o campo político na história da humanidade. Disso se valeu o poder político, quer o constituinte quer o constituído, de forma eficaz. Pode-se dizer que, ao longo da maior parte da história, a ligação entre poder, conhecimento (ciência) e religião foi tão íntima no método como na temática.
Na presente publicação, renomados autores discorrem sobre aspectos históricos, sociais, políticos, culturais, antropológicos, pedagógicos, filosóficos, teológicos, morais e jurídicos pertinentes à presença da religião no Brasil. Referindo-se, indistintamente, aos pontos de consenso e dissensão envolvendo as categorias: Estado, Igreja e Educação no Brasil, desde as suas origens, até a entrada de outras crenças.
O tema é abrangente e não pretendemos esgotá-lo. Assim, reunimos textos teóricos sobre a mística e o simbolismo religioso e a escolástica, sobre o ascetismo e a ética protestante; conjugamos educação e religião analisando a cultura da fé em cada momento histórico, com base em documentos oficiais e leis diretrizes da educação, desde o panorama colonial até o contexto do Concílio Vaticano II.