Educação e Cultura: formação de professores e práticas educacionais
Os autores dos capítulos deste livro defendem que a docência seja espaço de aplicação das pesquisas, e que seja, também, fonte de inspiração e motivadora das pesquisas. Assim, destacamos como um dos pontos fortes do livro, a diversidade de abordagens teóricas e experimentais dos percursos disciplinares e a valorização da graduação como espaço efetivo de produção de cultura.
- 1a edição
- Janeiro/2012
- R$52,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-479-2
- ISBN
- 178
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Educação e Cultura – Percursos de Graduação: conhecimentos, linguagens e artes
PARTE 1: Escola e Cultura
Capítulo 1
Como um Currículo se Esquece
Antonio Carlos Amorim
Capítulo 2
Um Arcanjo se Levanta Dentro de nós em Sala de Aula?
Vera Lucia Sabongi de Rossi
Capítulo 3
Escola e Cultura: sobre história, narrativas e cultura escolar
Heloísa Helena Pimenta Rocha e Maria do Carmo Martins
Capítulo 4
Educação, Linguagens: texto e imagem
Milton José de Almeida
PARTE 2: Disciplinas na Pedagogia
Capítulo 5
Escola, Alfabetização e Culturas Escritas
Norma Sandra de Almeida Ferreira
Capítulo 6
Dança, Corpo e Educação
Adilson Nascimento de Jesus
PARTE 3: Estágios Supervisionados nas Licenciaturas
Capítulo 7
Vou Te Contar
Lílian Lopes Martin da Silva
Capítulo 8
Devir Professor: escritos e estágios docentes
Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Capítulo 9
O Estágio Supervisionado e a Maleabilidade Pedagógica: o corpo, a prática e a aula-oficina no centro do processo de formação inicial
Rogério A. de Moura
Sobre os Autores
Orelha
Um livro de muitos autores e um só departamento universitário. Uma universidade e muitos cursos de licenciatura. Muitos professores e um projeto comum de inserção curricular. Múltiplos desejos configurando uma vontade sensível em muitos dos textos que se seguem: dobrar as pesquisas de cada um sobre os cursos de graduação, desdobrando as disciplinas comuns em muitos traçados, muitas bifurcações, cada uma delas atravessada pelos estudos e preocupações que nos fazem pesquisadores de uma só área, Educação, onde descobrimos e criamos infinitas facetas.
O Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte – DELART da Faculdade de Educação da Unicamp vem, desde seu início, em 2005, enfatizando as relações entre as pesquisas realizadas por seus professores e a docência nos cursos de graduação e pós-graduação. Ao enfatizar essas relações, grande parte dos professores do departamento, autores dos capítulos deste livro, tem insistido que a docência seja espaço de aplicação das pesquisas, e que seja, também, fonte de inspiração e motivadora das pesquisas. Assim, destacamos como um dos pontos fortes do livro, a diversidade de abordagens teóricas e experimentais dos percursos disciplinares e a valorização da graduação como um espaço efetivo de produção de cultura.