Educação e Conhecimento: para um futuro sustentável
O presente conjunto de estudos sobre a relação entre a educação e o conhecimento para a construção de um futuro sustentável é produto da preocupação e do compromisso acadêmico e social de pesquisadores, de universidades da Europa e da América Latina. Em seminários, o tema foi examinado segundo o amplo leque de enfoques das ciências sociais. Os conceitos que vêm sendo utilizados na área foram submetidos à crítica e, apontados possíveis novos modos de construção e difusão do conhecimento, que busca formas diferentes de o homem se relacionar com o ambiente em que vive. Tais reflexões deixam clara a necessidade da superação de toda forma de relações assimétricas - entre Estados-nação, grupos sociais e gênero - e da configuração de novas estratégias políticas e formas de convivência pacífica que permitam a construção de um futuro sustentável.
- 1a edição
- Fevereiro/2011
- R$42,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-386-3
- ISBN
- 250
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português e Espanhol
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Capítulo 1
Rede Alfa PLanGIES entre o Passado e o Futuro: temática e linhas para investigação futura
Alcino Pinto Couto
António Fernandes de Matos
Maria do Céu Alves
Capítulo 2
El Giro Ecologico en la Cultura de la Escuela
Agustín Escolano Benito
Capítulo 3
Educación Orientada al Futuro: paz, diversidad cultural, sostenibilidad
Christoph Wulf
Capítulo 4
Inovação Educacional, Conhecimento e Desenvolvimento Sustentável
Newton Antonio Paciulli Bryan
Adriana Missae Momma
Capítulo 5
Desarrollo Sostenible, Ecología y Conocimiento
Alfredo Blanco Andray
Capítulo 6
Saberes y Construcción de Ciudadanía para el Desarrollo Humano Sostenible
Olga Marta Sánchez Oviedo
Capítulo 7
Un Proyecto Valioso para una Formación Inicial del Profesorado Inteligente: la "sostenibili-profesionalización"
Henar Herrero Suárez
Capítulo 8
Responsabilidad Universitaria y Compromiso Social: propuestas educativas que aportan al desarrollo sustentable
María Alejandra Pardal, Sandra F. Pittet e Amelia R. Reinoso
Capítulo 9
A Influência dos Organismos Internacionais nas Políticas Educacionais
Maria Drosila Vasconcellos
Capítulo 10
Ecoevaluación o Evaluación del Currículo Universitario desde el Paradigma Sostenible
Martín Rodríguez Rojo
Capítulo 11
Epistemologia e Conhecimento na Educação da América Latina: algumas perspectivas
Adolfo Ramos Lamar
Capítulo 12
Relações de Gênero na Ciência
Sandra Negraes Brisolla
Elza da Costa Cruz Vasconcellos
Sobre os Autores