Didática Geral: um olhar para o futuro
Ao contrário de apresentar uma única vertente ideológica, política, filosófica, ou eleger um modelo curricular, a autora prefere indicar a síntese das principais visões do homem no mundo, reveladoras da evolução do pensamento humano, na esperança de favorecer os leitores na escolha de metodologias de ensino/aprendizagem, mais próximas das necessidades do cidadão do início do século XXI.
- 4a edição
- Revisada
- Outubro/2013
- R$51,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-669-7
- ISBN
- 242
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Introdução
Capítulo 1
Diferentes Perfis de um Docente
Conceitos possíveis para o termo “educação”
Conceitos específicos – professor/educador
Conclusão
Capítulo 2
Comportamento do Aluno Durante o Processo de Ensino/Aprendizagem
Conceitos
Causas da indisciplina e possíveis soluções para orientar a atividade do aluno para o estudo
Responsabilidades específicas dos docentes
Conclusão
Capítulo 3
Evolução da Educação na História
Período precedente à Era Cristã
A Era Cristã até o final da Idade Média
Idade Moderna
Conclusão
Capítulo 4
História da Educação Brasileira
Período colonial
Período do reinado
Período imperial
Período republicano
Conclusão
Capítulo 5
Política e Educação
Conceito de Estado
Ideologia
Ideologias conceitualmente puras
Conclusão
Capítulo 6
Filosofia e Educação
Filosofia, moral e ética
Correntes filosóficas influenciadoras da moral e ética em educação
Conclusão
Capítulo 7
Planejamento
História do planejamento
Conceito de planejamento
O que o planejamento deve prever
Planejamento ideal e real
Conclusão
Capítulo 8
Questões Curriculares
Escolas pedagógicas
Conceito de currículo
Cuidados de um professor ao ser contratado por uma escola
Fonte do currículo
Cuidados pedagógicos
Currículo auxiliado por outras ciências
Conclusão
Capítulo 9
O “Porquê” e o “Para quê” da Educação
Conceitos
Objetivos específicos e o artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988
Características dos objetivos
Conclusão
Capítulo 10
A Quem a Escola Presta Serviços?
Conceito
Classes sociais
Estrutura social
Mobilidade social
Convivência social
Educação para atender diferenças
Conclusão
Capítulo 11
Planos Educacionais
Esquema mínimo de um projeto
Conclusão
Capítulo 12
Metodologia: a teoria
Questões teóricas
Ciências auxiliares
Conclusão
Capítulo 13
Metodologia: aplicações
Metodologia para desenvolvimento da ação docente
Metodologia voltada para a aprendizagem (discente)
Questão do tempo
Relatos
Conclusão
Capítulo 14
Avaliação
Avaliações usadas na educação escolar
Critérios de avaliação
Cuidados no julgamento
Diferentes formas de se expressar os resultados
Referencial para o sucesso docente
Conclusão
Apêndices
Apêndice 1. Evolução do pensamento científico na história
Apêndice 2. Pesquisa e Ensino de Ciências no Brasil
Apêndice 3. História do Ensino da Língua Portuguesa no Brasil
Apêndice 4. História do Ensino da Língua Estrangeira – Inglês no Brasil
Bibliografia
Orelha
No decorrer dos anos em que a população acadêmica e docente consultou a primeira edição deste livro, muitas alterações sociais e políticas ocorreram no sistema educacional brasileiro. Por outro lado, colegas e alunos contribuíram com observações valiosas que permitiram manter alguns textos, melhorar outros e anexar uns mais.
A base fundamental, entretanto, permanece a mesma: um exemplo de projeto didático é colocado na Introdução, apontando para as partes que devem ser incluídas em um Projeto Pedagógico. No decorrer de cada capítulo, esse exemplo vai sendo aprofundado, para que se entenda como o perfil didático, político, filosófico de cada docente pode direcionar intenções na educação de cada um de seus alunos.
Ao contrário de apresentar uma única vertente ideológica, política, filosófica, ou eleger um modelo curricular, a autora prefere indicar a síntese das principais visões do homem no mundo, reveladoras da evolução do pensamento humano, na esperança de favorecer os leitores na escolha de metodologias de ensino/aprendizagem, mais próximas das necessidades do cidadão do início do século XXI.