Desconstruindo imaginários instituídos: filosofia, arte, educação, política e matemática
Este livro aborda a desconstrução de imaginários instituídos na tentativa de vislumbrarem novas subjetividades. Filosofia, arte, educação, política e matemática são colocadas para além de uma visão comum e alavancam novas impressões sobre os temas.
- 1a edição
- Março/2024
- R$72,00
- Preço de capa
- 978-65-5755-062-5
- ISBN
- 224
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Educação moderna: preâmbulos para seu fim
André de Barros Borges
Capítulo 2
O apolíneo e o dionisíaco na festa do Quilombo São José-RJ, a partir do Nascimento da Tragédia de Nietzsche
Alexandre Palma
Capítulo 3
Um breve comentário sobre rupturas em Gaston Bachelard e Thomas Kuhn
André Penna-Firme
Capítulo 4
“Para educar uma criança é necessária toda uma aldeia”: conversa com Tião Rocha
Bernardo Oliveira
Capítulo 5
O imaginário instituído das Academias de Belas Artes e a Bauhaus sobre olhar dos educadores do curso introdutório: Johannes Itten, László Moholy-Nagy e Josef Albers
Lucas Almeida de Melo
Capítulo 6
Reconhecimento, justiça e a despolitização da teoria política contemporânea: uma crítica a Rawls e a Honneth
Luanda Dias Schramm
Capítulo 7
A seriedade do brincar: para uma imagem da infância em alguns escritos de Walter Benjamin
Márcio Jarek
Capítulo 8
Sentir, aperceber, escutar e olhar: Merleau Ponty, D. W. Winnicott
Reuber Gerbassi Scofano e Maria Vitória Campos Mamede Maia
Capítulo 9
Pequena dança
Rosa Dias Schramm
Capítulo 10
Os números transreais: uma nova perspectiva sobre a matemática
Walter Gomide
Orelha
O Laboratório do Imaginário Social da UFRJ, em comemoração aos seus 35 anos, lança este livro, que é uma coleção de vários artigos de seus pesquisadores, abordando a desconstrução de imaginários instituídos na tentativa de vislumbrarem novas perspectivas. Filosofia, arte, educação, política e matemática são colocadas para além de uma visão comum e alavancam novas impressões sobre os temas. É assim, a partir de uma miríade de olhares e abordagens provenientes de diferentes áreas do pensamento, que o presente livro pretende contribuir para a formação de novas subjetividades capazes de desafiar sensos comuns nos âmbitos da filosofia, ciência, arte, educação, política e matemática.