Currículo e Contemporaneidade: questões emergentes
Currículo é vida. As vivências que se efetivam nos diferentes espaços sociais, dentre os quais, a escola, apresentam-se à reflexão curricular. Novos olhares para as práticas curriculares começam a ser socializados no âmbito acadêmico.
Os textos que compõem este livro trazem uma contribuição importante para a comunidade acadêmica da educação em geral e dos estudos de currículo em particular, proporcionando contato com um conjunto de ideias inovadoras e instigantes. Certamente, pesquisadores e professores se sentirão desafiados a rever posições e estimulados a refletir sobre tantas novas configurações ensejadas pelas relações entre a educação e seu tempo.
- 2a edição
- Revisada
- Junho/2011
- R$33,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-478-5
- ISBN
- 108
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Introdução
Capítulo 1 - Currículo e Docência: a pessoa, a partilha, a prudência
António Nóvoa
Capítulo 2 - Currículo e Pragmatismo
Cleo Cherryholmes
Capítulo 3 - A Orquídea e a Vespa: transversalidade e currículo rizomático
Sílvio Gallo
Capítulo 4 - Currículo e Autopoiése: a produção do conhecimento
Maria Zuleide da Costa Pereira
Capítulo 5 - Currículo, Corpo e Processos Cognitivos: impressões humanas nas coisas do mundo
Luiz Gonzaga Gonçalves
Capítulo 6 - Multirreferencialidade, Currículo e Intercrítica
Roberto Sidnei Macedo
Capítulo 7 - Inovações Curriculares e Formação Docente
Arlete Pereira Moura
Capítulo 8 - Currículo e Intercultura
Reinaldo Matias Fleuri
Capítulo 9 - Paulo Freire: conhecimento, aprendizagem e currículo
Afonso Celso Scocuglia
Sobre os Autores