Contribuição do Pedagogo e da Pedagogia para a Educação Escolar: pesquisa e crítica
Maria Rosa Cavalheiro Marafon e Vera Lúcia de Carvalho Machado
Neste livro, a temática abordada sobre a crítica da Pedagogia e da ação dos pedagogos nas funções pedagógico-educacionais e administrativas nas escolas públicas é inédita e muito importante neste momento em que se discute o Curso de Pedagogia e a formação dos profissionais da educação, sobretudo a partir da atual LDB, Lei 9394/96.
Coleção Educação em Debate
- 1a edição
- Outubro/2005
- R$26,00
- Preço de capa
- 85-7516-131-8
- ISBN
- 87
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
Com desconto
na livraria virtual
na livraria virtual
.
Sumário
ApresentaçãoCapítulo 1: Pesquisa Educacional no Curso de Pedagogia
As motivações para a realização da pesquisa
Desenvolvimento da pesquisa
Retomando as motivações iniciais
Capítulo 2: A Formação Acadêmica do Profissional de Pedagogia
A legislação que regulamentou o curso de Pedagogia
O pedagogo e sua formação
Repensando o papel do curso de Pedagogia
Capítulo 3: O Cotidiano do Pedagogo nas Escolas Públicas Estaduais de Ensino Fundamental
O trabalho do pedagogo na escola pública
Problemas, necessidades e expectativas dos profissionais da escola
Nossa reflexão sobre o cotidiano dos profissionais
Capítulo 4: Os Profissionais e suas Concepções de Educação e de Pedagogia
Concepção de Pedagogia
Pedagogia entendida como Didática
Pedagogia entendida como Teoria
Pedagogia entendida como Curso
Concepção de Educação
Formação para o social (direitos e deveres)
Educação: processo de transmissão e assimilação de conhecimentos e cultura
Educação como processo de ensino e aprendizagem
Educação é processo de transmissão de valores
Educação é formação para o trabalho
Educação é formação do ser crítico
Educação é processo de articulação escola e família
Capítulo 5: O Pedagogo e a Escola Pública: Perspectivas de Atuação
A necessidade do pedagogo para a construção de uma escola de qualidade
Atuais políticas públicas da formação do pedagogo
O modelo atual de escola e o esvaziamento do pedagógico
A escola de qualidade que desejamos
Referências