Comércio Exterior: História, teorias e práticas
Este livro é dirigido especialmente a estudantes dos cursos de Comércio Exterior de todos os níveis – ensino técnico, de graduação e de pós-graduação. Escrita em linguagem acessível, a obra aborda as principais teorias e práticas históricas do comércio internacional. É um livro para não economistas, na medida em que se procurou uma abordagem voltada para administradores e para aqueles que atuam na área como consultores, especialistas e palestrantes.
- 2a edição
- Revisada
- Novembro/2014
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-723-6
- ISBN
- 192
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 01
O Mercantilismo
Reinaldo Dias
O mercantilismo: aspectos teóricos
O Brasil e o período mercantilista
Capítulo 02
Teorias Clássicas do Comércio Internacional
Maurício Cassar
Introdução ao liberalismo e ao comércio internacional
O liberalismo de Adam Smith
O liberalismo de David Ricardo
Capítulo 03
A Substituição de Importações
Valdemar Rodrigues
O processo de desenvolvimento latino-americano e a substituição de importações
O modelo de desenvolvimento exportador – “para fora”
A mudança do modelo primário-exportador para o novo modelo – “para dentro”
O processo de substituição de importações nos países latino-americanos
O processo de industrialização no Brasil
Contemporaneidade
Anexo
CEPAL – Comissão Econômica para a América Latina
Orelha
Este livro é dirigido especialmente a estudantes dos cursos de Comércio Exterior de todos os níveis – ensino técnico, de graduação e de pós-graduação. Escrita em linguagem acessível, a obra aborda as principais teorias e práticas históricas do comércio internacional. Apresenta, inicialmente, uma abordagem do mercantilismo e seu papel na colonização do Brasil, depois aborda a teoria clássica em suas duas principais vertentes: a vantagem absoluta de Adam Smith e a teoria da vantagem corporativa de David Ricardo, concluindo com a temática da substituição de importações focada na América Latina.
É um livro para não economistas, na medida em que se procurou uma abordagem voltada para administradores e para aqueles que atuam na área como consultores, especialistas e palestrantes.