Climatologia Geográfica: teoria e prática de pesquisa
Escrita para alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação — em Geografia, Arquitetura, Ecologia, Ciências Ambientais, Meteorologia, Engenharia Ambiental, dentre outros —, a obra tem como principal objetivo ampliar, dentro da disciplina Climatologia, a abordagem do clima, vinculando-o às interações atmosfera-superfície e tratando-o como um “complexo vivo”. Apresenta os princípios basilares da Escola Brasileira de Climatologia Geográfica e vários conceitos que apoiam a tomada de decisão no tratamento das informações meteorológicas (coleta, tabulação e organização de dados). Ensina a tratar estatisticamente os dados meteorológicos, a abordá-los sob o ponto de vista rítmico (dinâmico) e descreve algumas das inúmeras aplicações que a Climatologia Geográfica oferece à melhor compreensão do clima.
- 1a edição
- Fevereiro/2013
- R$56,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-611-6
- ISBN
- 152
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Capítulo 01
A Escola Brasileira de Climatologia Geográfica
Capítulo 02
A Pesquisa em Climatologia Geográfica
2.1 Premissa
2.2 Obtenção de dados
2.3 Organização e tabulação de dados
Capítulo 03
O Tratamento Estático do Clima
3.1 Introdução
3.2 Tendência central
3.3 Variabilidade
3.4 Predição
Capítulo 04
O Tratamento Dinâmico do Clima
4.1 Introdução
4.2 Teoria da análise rítmica
4.3 Prática da análise rítmica
Capítulo 05
A Teoria da Climatologia Geográfica
5.1 Introdução
5.2 Síntese do clima
5.3 Natureza do clima
Capítulo 06
A Prática da Climatologia Geográfica
6.1 Introdução
6.2 Representações climatológicas e “anos-padrão”
6.3 Classificação climática de base genética
Considerações Finais
Posfácio
Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Referências
Orelha
A obra apresenta os princípios basilares da Escola Brasileira de Climatologia Geográfica e vários conceitos que apoiam a tomada de decisão no tratamento das informações meteorológicas (coleta, tabulação e organização de dados). Ensina a tratar estatisticamente os dados meteorológicos, a abordá-los sob o ponto de vista rítmico (dinâmico) e descreve algumas das inúmeras aplicações que a Climatologia Geográfica oferece à melhor compreensão do clima.
Nela — conjugando a análise estática (separativa) com a dinâmica (ritmo de sucessão dos tipos de tempo) —, os autores enveredam pelo espaço geográfico e o analisam sob os ângulos dos tempos cronológico e atmosférico, na tentativa de descortinar as diversas estratégias de tratamento, análise e representação dos dados climáticos.
Escrita para alunos e professores dos cursos de graduação e de pós-graduação — em Geografia, Arquitetura, Ecologia, Ciências Ambientais, Meteorologia, Engenharia Ambiental, dentre outros —, a obra tem como principal objetivo ampliar, dentro da disciplina Climatologia, a abordagem do clima, vinculando-o às interações atmosfera-superfície e tratando-o como um “complexo vivo”.