Ciência da Informação e Documentação
Ciência da Informação e Documentação, além de configurar aspectos distintos da área informacional, é também sigla de um curso de graduação do campus da USP em Ribeirão Preto – CID . Os aspectos distintos de ambas as áreas podem ser identificados na sua própria historiografia: a Ciência da Informação é americana e é contemporânea dos computadores, a Documentação é europeia e nasce no século dezenove; ambas se encontram em seu objetivo comum de tratar a explosão bibliográfica de conhecimentos científicos e tecnológicos.
- 1a edição
- Setembro/2011
- R$55,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-481-5
- ISBN
- 144
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
A Documentalidade como Conceito Filosófico
Solange Puntel Mostafa
Capítulo 2
A Documentação e o Neodocumentalismo
Maria Nélida González de Gómez
Capítulo 3
Percepções e Aproximações do Documento na Historiografia, Documentação e Ciência da Informação
Eduardo Ismael Murguia
Capítulo 4
O Patrimônio Cultural: a cidade como documento
Giulia Crippa
Capítulo 5
Neobibliometria no Contexto do Neodocumentalismo
Márcia Regina da Silva e Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi
Capítulo 6
WikiLeaks: arquivos e documentos, discursos e(m) rede
Vivian Lemes Moreira e Lucília Maria Sousa Romão
Capítulo 7
A Documentação: Paul Otlet e o Facebook
José Eduardo Santarem Segundo
Capítulo 8
Um Centro de Documentação para a Pesquisa em História da Educação
Alessandra Cristina Furtado e Ana Paula Fernandes da Silva Piacentine
Capítulo 9
Livros-Ninhos e Leitores-Passarinhos: outros sentidos de documento
Cláudio Marcondes de Castro Filho e Lucília Maria Sousa Romão
Sobre os Autores
Orelha
Ciência da Informação e Documentação, além de configurar aspectos distintos da área informacional, é também sigla de um curso de graduação do campus da USP em Ribeirão Preto – CID. Os aspectos distintos de ambas as áreas podem ser identificados na sua própria historiografia: a Ciência da Informação é americana e é contemporânea dos computadores, o que já sinaliza o seu nascimento, no pós-guerra, por volta de 1945.
A Documentação é europeia e nasce no século dezenove; ambas se encontram em seu objetivo comum de tratar a explosão bibliográfica de conhecimentos científicos e tecnológicos. O cenário hoje, ainda apre-senta disputas conceituais, por exemplo, a Ciência da Informação elege a Informação como objeto de estudo, enquanto a Docu-mentação teoriza sobre a importância da materialidade dos documentos. Este livro não apenas repõe essas origens, mas problematiza os efeitos de uma e outra compreensão, no dia a dia do trabalho com informação entre nós, tendo em vista que a área informacional possui aspectos, a um só tempo, biblioteconômicos, arquivísticos e de museologia, o que coloca a necessidade de discutir Ciência da Informação e Documentação como áreas conjuntas: a noção de documento, por exemplo, é importante, não só para livros e revistas, mas, também, para papéis e objetos guardados em arquivos e museus.