Brinquedoteca em diferentes espaços
A Educação Lúdica vem se configurando, por meio de práticas e atividades, em certa contribuição na proteção da saúde mental de crianças, jovens e adultos.
Este livro se propõe a identificar a presença de brinquedotecas em diferentes espaços de atendimento e relatar as vivencias nesses novos contextos. Analisa e demonstra, com base nos relatos de experiências, como as práticas podem ser adaptadas e recriadas para o brincar, oferecendo novos caminhos para uma atração mais competente dos profissionais das brinquedotecas.
- 1a edição
- Dezembro/2011
- R$45,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-553-9
- ISBN
- 136
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Brinquedotecas do Vale do Paraíba Paulista: um levantamento de dados
Gabriel Carvalho Franco, Jully Loyd M. Camargo, Michele Correa neves e Antonia Cristina Peluso de Azevedo
Capítulo 2
Brinquedoteca Psicopedagógica do SPA – Centro UNISAL de Lorena: uma história
Fabiana da Silva Souza e Antonia Cristina Peluso de Azevedo
Capítulo 3
Brinquedoteca em Clube Recreativo: relato de uma experiência
Antonia Cristina Peluso de Azevedo e Estefânia Maria de Almeida Gonçalves
Capítulo 4
Brinquedoteca para Adolescentes em Situação de Risco Psicossocial – PROVIM
Mírian Gonçalves Pereira da Silva, Nayara Baptistella e Antonia Cristina Peluso de Azevedo
Capítulo 5
Brinquedoteca em Equoterapia
Juliana Teixeira
Capítulo 6
Atividades Lúdicas e Brinquedoteca com Idosos Institucionalizados
Samantha Ribeiro Ultramari
Capítulo 7
Trabalhando a Saúde Mental: brinquedoteca para idosos
Carina Patrícia Dias Rodrigues, Mariléia Rodrigues Caldas, Osvaldo Ramalho dos Santos Junior, Antonia Cristina Peluso de Azevedo e Alda Patrícia Fernandes Nunes Rangel
Sobre os Autores
Orelha
A Educação Lúdica vem se configurando, por meio de práticas e atividades, em certa contribuição na proteção da saúde mental de crianças, jovens e adultos.
Este livro se propõe a identificar a presença de brinquedotecas em diferentes espaços de atendimento e relatar as vivências nesses novos contextos. Analisa e demonstra, com base nos relatos de experiências, como as práticas podem ser adaptadas e recriadas para o brincar, oferecendo novos caminhos para uma atração mais competente dos profissionais das brinquedotecas.
Apresenta um levantamento de tipos de brinquedotecas: para crianças em um clube recreativo, para adolescentes em situação de risco psicossocial, Equoterapia, até o brincar na melhor idade.
As experiências vividas no espaço dessas brinquedotecas são acompanhadas de conteúdo e fundamentos teóricos que contribuem – para os profissionais que atuam em educação na área do brincar – oferecendo elementos processuais, instrumentais, diagnósticos e avaliativos de como atuar em brinquedotecas que atendem a públicos diferentes.
Este livro busca, ainda, congregar essas experiências como possibilidades que podem direcionar novos trabalhos na área.