Biologia Celular e Molecular
O livro associa conteúdo informativo, direto, com raciocínio lógico e concatenado. Apresenta os conceitos fundamentais da vida, dentro das diretrizes físicas e químicas, e da biologia celular. Prioriza os conceitos fundamentais como alicerces para os demais, com base nas ciências exatas e em dados objetivos.
- 2a edição
- Revisada e Ampliada
- Julho/2013
- R$66,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-198-9
- ISBN
- 264
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Capítulo 01
Noções Sobre a Evolução do Método Científico
Capítulo 02
Propriedades Especiais dos Seres Vivos
Capítulo 03
Generalidades sobre Células
Capítulo 04
Constituintes Moleculares e Iônicos do Citoplasma
Capítulo 05
Membranas Celulares
Capítulo 06
Comunicação Celular
Capítulo 07
Citoplasma, Citoesqueleto e Complexos Supramoleculares
Capítulo 08
Organelas
Capítulo 09
Noções Básicas sobre o Metabolismo Celular
Capítulo 10
Plastos e Fotossíntese
Capítulo 11
Núcleo Celular
Capítulo 12
RNA e Síntese de Proteínas
Capítulo 13
Ciclo Celular e Meiose
Capítulo 14
Vírus
Capítulo 15
Reino Monera
Capítulo 16
Origem da Vida
Referências
Orelha
O livro associa conteúdo informativo, direto, com raciocínio lógico e concatenado. Apresenta os conceitos fundamentais da vida, dentro das diretrizes físicas e químicas, e da biologia celular. Prioriza os conceitos fundamentais como alicerces para os demais, com base nas ciências exatas e em dados objetivos.
Na proposta deste livro, a ciência é seu escopo geral e a ciência biológica o específico. Portanto, o conhecimento do método científico é base fundamental para a melhor compreensão do texto.
A compreensão desse método é um trabalho árduo e que deve ser vivido além de lido, o que deve ocorrer com os estudantes universitários, principalmente para aqueles que optarem por realizar estágios de iniciação científica.
É de nosso interesse que o estudante tenha em mãos fundamentos sólidos no que diz respeito aos princípios fundamentais da ciência. Esse conhecimento, tantas vezes discriminado, quase sempre compromete a formação do futuro profissional, bacharel ou licenciado.
A ideia de ciência é, com certeza, imprecisa entre a população em geral e um tanto distorcida no ensino médio e superior. Alguns profissionais saem da universidade, local que deveria ser o centro do raciocínio, dos estudos e da análise metódica da realidade, com muitas informações, sem, muitas vezes, terem entendido a origem desse conhecimento e dos meios pelos quais ele foi adquirido.