Avaliação Escolar e Formação de Professores

Alaíde Rita Donatoni (org.)

Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, dentre outras. São, portanto, temas atuais, advindos de pesquisas que procuraram relacionar a avaliação à formação de professores, com um olhar mais crítico e relevante sobre uma prática que, teimosamente, insiste em se perpetuar na sua forma tradicional nas salas de aula, causando grandes prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem.

2a edição
Revisada
Dezembro/2010
R$54,00
Preço de capa
978-85-7516-422-8
ISBN
284
Páginas
140 x 210 mm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Apresentação

Capítulo 1
Avaliando o Pensamento Operatório em Futuros Professores
Maria Tereza de Oliveira Ramos
Antonio Wilson Pagotti


Capítulo 2
A Avaliação nos Ciclos de Formação: possibilidades e dificuldades
Fátima Garcia Chaves
Eulália Henriques Maimone


Capítulo 3
Formam-se Professores Avaliadores?
Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
Eulália Henriques Maimone


Capítulo 4
A Avaliação que Desejamos em Educação a Distância
Elisa Maçãs
Fábio Rocha Santos


Capítulo 5
O Lúdico no Ensino da Arte
Carmen Aparecida Guarino
Alaíde Rita Donatoni


Capítulo 6
Avaliação Formativa no Ensino Médio: uma experiência significativa envolvendo teatro e literatura
Maria Cleusa Santos Lemes
Alaíde Rita Donatoni


Capítulo 7
Avaliação Formativa: ilusão ou realidade possível?
Regina Célia Bula Tomicioli
Alaíde Rita Donatoni


Capítulo 8
Algumas Contribuições Teóricas para Formação de Professores sobre Avaliação Educacional: dos clássicos ao portfólio como instrumento de avaliação
Clarilza Prado de Sousa
Vânia Maria de Oliveira Vieira


Capítulo 9
Prática Pedagógica e Prática Avaliativa: do falar ao fazer, ainda há muito a percorrer?
Neusi Rosa Gonzaga Oliveira
Ana Maria Faccioli de Camargo


Capítulo 10
Prática Pedagógica e Avaliação: relato de uma pesquisa
Alaíde Rita Donatoni

Sobre os Autores