Avaliação Escolar e Formação de Professores
Esta coletânea apresenta alternativas em Avaliação Escolar e Formação de Professores, trata da sempre atual polêmica que envolve a avaliação escolar, com questões diversas que vão desde o significado do termo; dos clássicos até a avaliação formativa; do portfólio como instrumento de avaliação até as concepções educacionais como condicionadoras das formas de se avaliar, dentre outras. São, portanto, temas atuais, advindos de pesquisas que procuraram relacionar a avaliação à formação de professores, com um olhar mais crítico e relevante sobre uma prática que, teimosamente, insiste em se perpetuar na sua forma tradicional nas salas de aula, causando grandes prejuízos ao processo de ensino-aprendizagem.
- 2a edição
- Revisada
- Dezembro/2010
- R$54,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-422-8
- ISBN
- 284
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Avaliando o Pensamento Operatório em Futuros Professores
Maria Tereza de Oliveira Ramos
Antonio Wilson Pagotti
Capítulo 2
A Avaliação nos Ciclos de Formação: possibilidades e dificuldades
Fátima Garcia Chaves
Eulália Henriques Maimone
Capítulo 3
Formam-se Professores Avaliadores?
Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
Eulália Henriques Maimone
Capítulo 4
A Avaliação que Desejamos em Educação a Distância
Elisa Maçãs
Fábio Rocha Santos
Capítulo 5
O Lúdico no Ensino da Arte
Carmen Aparecida Guarino
Alaíde Rita Donatoni
Capítulo 6
Avaliação Formativa no Ensino Médio: uma experiência significativa envolvendo teatro e literatura
Maria Cleusa Santos Lemes
Alaíde Rita Donatoni
Capítulo 7
Avaliação Formativa: ilusão ou realidade possível?
Regina Célia Bula Tomicioli
Alaíde Rita Donatoni
Capítulo 8
Algumas Contribuições Teóricas para Formação de Professores sobre Avaliação Educacional: dos clássicos ao portfólio como instrumento de avaliação
Clarilza Prado de Sousa
Vânia Maria de Oliveira Vieira
Capítulo 9
Prática Pedagógica e Prática Avaliativa: do falar ao fazer, ainda há muito a percorrer?
Neusi Rosa Gonzaga Oliveira
Ana Maria Faccioli de Camargo
Capítulo 10
Prática Pedagógica e Avaliação: relato de uma pesquisa
Alaíde Rita Donatoni
Sobre os Autores