Avaliação do Desempenho de Instituições Públicas e Privadas
Este livro propõe-se a elucidar os processos de avaliação de desempenho, objetivando basicamente sintetizar as orientações necessárias para a utilização de duas técnicas multivariadas; ajudar os pesquisadores a entenderem os resultados apresentados nos softwares estatísticos e esclarecer os procedimentos necessários para elaborar índices de desempenho. Por meio de exemplos e de comparações entre situações concretas e ideais, procura-se orientar o leitor na formação de juízos de valor essenciais para a promoção do desenvolvimento empresarial.
- 1a edição
- Janeiro/2018
- R$45,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-813-4
- ISBN
- 132
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Capítulo 1
Avaliação de Desempenho
Introdução
Setor público
Setor privado
Capítulo 2
Análise de Componentes Principais (ACP)
Introdução
Conceitos
Pressupostos, modelo empírico para calcular índices e etapas da ACP
Aplicação da ACP
Pesquisas
Exercícios resolvidos
Capítulo 3
Análise Fatorial (AF)
Introdução
Conceitos
Pressupostos, modelo empírico para calcular índices e etapas da AF
Aplicação da AF
Pesquisas
Exercícios resolvidos
Capítulo 4
Diferenças entre a Análise de Componentes Principais (ACP) e a Análise Fatorial (AF)
Lista de Siglas
Referências
Orelha
Nas corporações de atuação global existe o ditado de que “sem avaliação não existe controle e sem controle não há gerenciamento”, portanto a existência de um sistema eficaz de avaliação tem uma relação direta com o sucesso do empreendimento (Holanda; Cavalcante; Carvalho, 2009).
Os sistemas de medição de desempenho vêm se ampliando nas organizações, incor- porando-se cada vez mais ao gerenciamento do negócio, tanto na área de recursos humanos quanto na de competitividade das empresas.
Este livro propõe-se a elucidar os processos de avaliação de desempenho, objetivando basicamente sintetizar as orientações necessárias para a utilização de duas técnicas multivariadas; ajudar os pesquisadores a entenderem os resultados apresentados nos softwares estatísticos e esclarecer os procedimentos necessários para elaborar índices de desempenho. Por meio de exemplos e de comparações entre situações concretas e ideais, procura-se orientar o leitor na formação de juízos de valor essenciais para a promoção do desenvolvimento empresarial.
Trata-se, portanto, de uma leitura importante voltada a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Ciências Sociais aplicadas à Administração, Ciências Contábeis e Economia e a profissionais de empresas e pesquisadores do setor público e privado que tenham por objetivo avaliar o desempenho das instituições. Oferece ferramentas para elaborar índices de desempenho de alocação de recursos públicos (políticas públicas: inputs – outputs e outcomes), performance de empresas com base nos resultados contábeis e nos indicadores contábeis-financeiros-econômicos, pesquisas de preços praticados, índices de qualidade de vida, satisfação do cliente entre outros.