Aprendizagem e Gestão do Conhecimento: fundamentos teóricos e experiências práticas
Nesta obra, discutimos a importância do conhecimento − da sua criação e gestão − para as organizações. Por meio de relatos de experiência, procuramos entender como, na prática, as organizações gerenciam o conhecimento.
Com base nos fundamentos teóricos da aprendizagem e da gestão do conhecimento e em considerações sobre os determinantes do processo de aprendizado tecnológico e da tendência inovativa em atividades gerais, apresentamos experiências concretas nesse âmbito.
- 2a edição
- Revisada
- Janeiro/2018
- R$55,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-617-8
- ISBN
- 170
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem Corporativa e da Gestão do Conhecimento
Capítulo 1
Emprego dos Princípios Cibernéticos por Empresas Brasileiras: possibilidades e limitações
Paulo Fernando Rodrigues de Almeida e Cândido Ferreira da Silva Filho
Capítulo 2
Organizações que Aprendem
Viviane Crevelari do Prado, Cândido Ferreira da Silva Filho e Renato Kraide Soffner
Capítulo 3
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento nas Organizações
Hélio Corral Coelho, Cândido Ferreira da Silva Filho e Renato Kraide Soffner
Capítulo 4
Inovação, Mudança e Aprendizagem em Organizações
Renato Kraide Soffner, Lucas Frazão Silva e Teruo Monobe
Capítulo 5
Transformando Conhecimento em Competências
Renato Kraide Soffner, Cândido Ferreira da Silva Filho e Gideon Carvalho de Benedicto
Estudos de Caso em Aprendizagem e Gestão do Conhecimento
Capítulo 6
Aprendizado Tecnológico e Dinâmica Inovativa em Polos de Tecnologia de Informação e Comunicação: uma análise sobre os casos paradigmáticos do Vale do Silício (EUA), de Dublin (Irlanda) e de Bangalore (Índia)
Antonio Carlos Diegues e José Eduardo Roselino
Capítulo 7
Aprendizagem Transformativa:análise da proposta andragógica da Universidade Corporativa Petrobrás
Samuel Carvalho de Benedicto, Mozar José de Brito, Gideon Carvalho de Benedicto e Cândido Ferreira da Silva Filho
Capítulo 8
Práticas de Gestão do Conhecimento na Indústria Têxtil da Região de Americana, Estado de São Paulo
Cândido Ferreira da Silva Filho, Gideon Carvalho de Benedicto, José Francisco Calil e Moacir Pereira
Orelha
Vivemos em um ambiente caracterizado por rápidas transformações e competitividade crescente, no qual algumas organizações se expandem e são reconhecidas pelo mercado e outras são vendidas ou encerram suas atividades. Dentre os fatores que possibilitam a longevidade das organizações, destacamos a sensibilidade para com esse ambiente, a disposição para aprender e adaptar-se às mudanças, de forma mais rápida que os concorrentes.
Nesta obra, discutimos a importância do conhecimento − da sua criação e gestão − para as organizações. Por meio de relatos de experiência, procuramos entender como, na prática, as organizações gerenciam o conhecimento.
Com base nos fundamentos teóricos da aprendizagem e da gestão do conhecimento e em considerações sobre os determinantes do processo de aprendizado tecnológico e da tendência inovativa em atividades gerais, apresentamos experiências concretas nesse âmbito.
Desse modo, propiciam-se uma melhor compreensão do conjunto de pressupostos que estruturam os paradigmas de análise da aprendizagem e da gestão do conhecimento nas organizações e, também, um estudo das práticas gerenciais de organizações preocupadas com a essa questão.
A dinâmica entre teoria e prática é, sem dúvida, ferramenta de grande auxílio nos desafios enfrentados na atualidade por empresários e gestores, bem como na formação de profissionais da área de Administração.