Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação
Juliana Merçon
Spinoza é um filósofo pouco considerado pelos autores e grupos que se dedicam a estudar e pensar as ciências humanas e, em particular, a educação no Brasil. Apesar de sua influência notável e importância crescente na filosofia contemporânea, quase poderíamos afirmar que, entre nós, é um desconhecido. Nesse sentido, este livro, Aprendizado ético-afetivo: uma leitura Spinozana da Educação inaugura um campo, abre caminhos, inicia pensares. E o faz belamente, com uma escrita alegre e potente, contagiante, inspiradora, aberta a um leitor ativo, inquieto, dialogante.
Walter Omar Kohan
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Walter Omar Kohan
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
- 1a edição
- Setembro/2009
- R$43,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-318-4
- ISBN
- 168
- Páginas
- 140 x 210 mm
- Formato
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Sumário
IntroduçãoParte I - Uma filosofia da imanência
Capítulo um
Princípios ontológicos de um pensar
Capítulo dois
Conhecimento imaginativo e razão afetiva
Parte II - Aprendizado afetivo - o papel da imaginação, das paixões alegres e do desejo em um devir ético
Capítulo três
A imagem como ponte para a ação
Capítulo quatro
O aprendizado afetivo como uma arte do encontro: sobre o papel das paixões alegres na formação de noções comuns
Capítulo cinco O aprendizado de nossas forças como um processo de ativação do desejo
Parte III - A educação como esforço conativo do corpo social, seus poderes e mitos
Capítulo seis
Uma política da imanência
Capítulo sete
A educação e seus poderes
Capítulo oito
Três mitos da educação
Referências