A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos
Observa-se que o acesso e a precarização das condições educacionais das instituições de ensino, somados às dificuldades sociais e econômicas, contribuem para a evasão escolar, que atinge, sobretudo, os jovens e adultos. Apesar das leis que asseguram investimentos em políticas públicas para que o direito à educação dessa parte da população seja assegurado, constata-se tanto na revisão de literatura realizada ao longo da obra quanto nas produções resultantes de pesquisas, o descompasso entre o que se pretende e o que, de fato, se faz.
- 1a edição
- Julho/2019
- R$65,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-869-1
- ISBN
- 208
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
A EJA e o Psicólogo Escolar: Realidade educacional e desafios profissionais
Gabriel de Nascimento e Silva e Herculano Ricardo Campos
Capítulo 2
O Que Pode Fazer o Psicólogo Escolar na Educação de Jovens e Adultos?
Carolina Martins Moraes e Fauston Negreiros
Capítulo 3
Psicologia Escolar e EJA: Parceria para a construção de uma educação transformadora
Regina Lúcia Sucupira Pedroza, Marcela Araújo Moraes Ribeiro e Juliana Moreira Telles
Capítulo 4
A EJA e a Escolarização de Adolescentes Sob Medida Socioeducativa: Algumas considerações
Silvia Maria Cintra da Silva, Danúbia Martins Teixeira e Viviane Prado Buiatti
Capítulo 5
A Aceleração da Aprendizagem na Educação de Jovens: Um estudo no projeto Poronga
Élida Furtado do Nascimento e Marli Lúcia Tonatto Zibetti
Capítulo 6
Problematizações Acerca de um Projeto na EJA para Jovens em Situação de Distorção Série-idade
Aldenor Batista da Silva Junior e Sonia da Cunha Urt
Capítulo 7
Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para a Compreensão do Desenvolvimento do Psiquismo dos Alunos da EJA: Em destaque a adolescência
Luciana Mara Tachini Barbosa e Marilda Gonçalves Dias Facci
Capítulo 8
Para Além da Certificação da Terminalidade dos Estudos: Educação especial na Educação de Jovens e Adultos e em defesa do desenvolvimento humano
Ana Paula da Paz Tavares e Sonia Mari Shima Barroco
Capítulo 9
Aspectos do Trabalho Colaborativo na Educação de Pessoas Jovens e Adultas com Deficiência Matriculadas no CEEBEJA de Cascavel-PR
Jane Peruzo Iacono e Maria Lidia Sica Szymanski
Orelha
Observa-se que o acesso e a precarização das condições educacionais das instituições de ensino, somados às dificuldades sociais e econômicas, contribuem para a evasão escolar, que atinge, sobretudo, os jovens e adultos. Apesar das leis que asseguram investimentos em políticas públicas para que o direito à educação dessa parte da população seja assegurado, constata-se tanto na revisão de literatura realizada ao longo da obra quanto nas produções resultantes de pesquisas, o descompasso entre o que se pretende e o que, de fato, se faz.
Nesse contexto, esta obra vem demonstrar as contribuições que a Psicologia Escolar e Educacional pode oferecer para que se promova uma aprendizagem mais efetiva dos estudantes dessa faixa etária em diversas regiões do Brasil, considerando as diferenças regionais. Os estudos aqui apresentados abrangem um viés crítico da legislação educacional e dos projetos educacionais em andamento, bem como propostas e experiências de intervenção da Psicologia Escolar fundamentais não só para os profissionais da área, mas também para docentes e gestores, que podem fazer um uso mais eficaz desse suporte.