A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória
- 2a edição
- Revisada
- Junho/2012
- R$62,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-592-8
- ISBN
- 242
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
ApresentaçãoCÁPITULO 1
Fontes Complementares na Pesquisa Historiográfica
Angelina Nobre Rolim Garcez
CÁPITULO 2
Inventários e Testamentos como Fontes de Pesquisa
Maria Helena Ochi Flexor
CÁPITULO 3
Fontes Documentais para o Estudo do Poder Local e do Cotidiano na Bahia Colonial: Salvador, 1625-1822
Avanete Pereira Sousa
CÁPITULO 4
Os Arquivos e a Memória da Educação na Bahia: recordando localmente para conhecer globalmente
Antonietta d'Aguiar Nunes, Maria Teresa Navarro de Britto Matos e Ilma da Silva Cabral
CÁPITULO 5
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e o seu Acervo Documental da História Colonial do Rio Grande do Norte e Brasil
Marta Maria de Araújo e Ana Verônica Oliveira Silva
CÁPITULO 6
Biblioteca do Convento de São Francisco de Assis da Bahia
Frei Hugo Fragoso (ofm)
CÁPITULO 7
Arquitetura e Arte Colonial Brasileira: introdução aos arquivos baianos
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
CÁPITULO 8
Educação e Pesquisa
Cézar de Alencar Arnaut de Toledo e José Carlos Gimenez
CÁPITULO 9
Arquivos Educacionais: preservação do patrimônio e construção do conhecimento
Maria Aparecida Silva de Sousa
CÁPITULO 10
Norte-Americanos no Brasil Tropical e o Instituto Ponte Nova
Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento
CÁPITULO 11
Fontes Documentais para o Estudo do Cotidiano das Escolas pelo Método de Ensino Mútuo por meio da 'Série Colonial' do Arquivo Público do Estado da Bahia
José Carlos de Araujo Silva
CÁPITULO 12
Arquivos Escolares
Ruy Hermann Araújo Medeiros
CÁPITULO 13
O Processo de Catalogação das Fontes Documentais Escolares em Vitória da Conquista
Lívia Diana Rocha Magalhães
CÁPITULO 14
O Ginásio de Conquista por um Ex-aluno
Ana Elizabeth Santos Alves
CÁPITULO 15
Centro de Memória da Educação em Pernambuco: uma experiência em ação
Maria Betânia e Silva, Shirleide Pereira da Silva, Ana Maria de Oliveira Galvão e Lêda Rejane Accioly Sellaro
CÁPITULO 16
Um Guia de Fontes para o Estudo da Inquisição Portuguesa
Daniela Buono Calainho e Célia Cristina da Silva Tavares
Sobre os Autores
Orelha
Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação. Ao tempo, observamos que a História e a História da Educação, no Brasil e na Bahia, ressentem-se da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Destarte, o conhecimento e recuperação dos acervos documentais, as técnicas utilizadas para sua conservação, os espaços a eles reservados, e, principalmente, as estratégias de acesso aos documentos que compõem nossa história, fazem-se urgentes e necessários. Para sanar, pelo menos em parte, essas dificuldades, nós do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, juntamente com o HISTEDBR e a FE/UNICAMP, apresentamos este volume assinado por pesquisadores com vasta experiência em arquivos e fontes documentais. Os textos, a maioria de autores muito conhecidos no meio acadêmico, falam por si.