A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente
Nos diversos enfoques dos processos de formação e atuação docente, os momentos de ensinar e aprender foram tratados, nos textos aqui apresentados, como situações de investigação e intervenção, de uma perspectiva de interdependência entre essas duas ações, o que mostrou que é por meio da análise reflexiva dos pesquisadores internos ou externos nesse contexto social específico que se encontra a compreensão daquilo que faz que alunos e professores se tornem mais próximos, mais articulados e cúmplices em suas opções e ações, a fim de se alcançarem mudanças nas concepções que se têm desses atores e nas que eles têm de si mesmos no que concerne ao que devem empreender para encontrar sentidos em suas realizações.
- 1a edição
- Março/2017
- R$52,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-785-4
- ISBN
- 270
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Capítulo Introdutório
A Proposição da Pesquisa: escolhas teóricas e metodológicas que apoiaram o processo investigativo
Maria Carmen V. R. Tacca
Parte 1 – O Projeto e a Pesquisa
Capítulo 1
O Projeto em Sua Estrutura e Organização
Maria Carmen V. R. Tacca e Paula Gomes de Oliveira
Capítulo 2
Relatos do Projeto e do Processo Investigativo
Maria Carmen V. R. Tacca, Paula Gomes de Oliveira e Elisângela Duarte Almeida Mundim
Parte 2 – A Pesquisa e a Formação Profissional Docente
Capítulo 3
A Constituição Subjetiva da Profissionalidade Docente: vivências investigativas e formação
Cristina M. Madeira-Coelho, Maria Carmen V. R. Tacca, Luciana da Silva Oliveira e Karina Panizza Pinto
Capítulo 4
Encontros Formativos e Dialógicos na Escola: uma experiência na pesquisa
Norma Lúcia Queiroz, Nilvânia Cardoso Almeida, Edi Silva Pires, Vanessa Martins Rubim, Noélia Martins dos Anjos e Yesmin Correia Dias
Parte 3 – As Intervenções Pedagógicas Junto às Crianças
Capítulo 5
Estratégias Pedagógicas: criando possibilidades para ensinar e aprender a leitura e a escrita
Elisângela Duarte Almeida Mundim, Josimara Xavier, Cristiane de Bem Klussner, Cindia Carpina Cury e Rejane Lúcia Garcia da Silva
Capítulo 6
Estratégia Pedagógica: o brincar como espaço de aprendizagem e procedimento de intervenção
Ana Tereza R. Ferreira, Maria Carmen V. R. Tacca e Agnes Caroline S. Bachmann Schäfer
Capítulo 7
A Intervenção Pedagógica Investigativa e Coordenada com o Sujeito que Aprende: um estudo de caso
Cristina M. Madeira-Coelho, Luciana da Silva Oliveira e Karina Panizza Pinto
Capítulo 8
Ação Interventiva: a compreensão do funcionamento psicológico da criança e o acesso à sua singularidade no processo de alfabetização
Vanessa Martins Rubim, Paula Gomes de Oliveira e Cindia Carpina Cury
Parte 4 – Aspectos do Contexto da Ação Pedagógica na Escola
Capítulo 9
O Aprender e o Desenvolvimento Humano: possibilidades da escola
Noélia M. dos Anjos, Josy Dayanne Sena e Agnes Caroline S. Bachmann Schäfer
Capítulo 10
Escola Inclusiva: perspectiva de inclusão ou de socialização?
Edi Silva Pires, Caroline Nunes Silva e Kamila Soares Rocha
Capítulo 11
Movimentos Constitutivos da Coordenação Pedagógica: implicações na subjetividade individual e social da escola
Edi Silva Pires e Elisângela Duarte Almeida Mundim
Capítulo 12
Cenários Pedagógicos em Foco: os impactos da Provinha Brasil e do PNAIC no contexto da escola pública
Elisângela Duarte Almeida Mundim e Nilvânia Cardoso Almeida
Orelha
Nos diversos enfoques dos processos de formação e atuação docente, os momentos de ensinar e aprender foram tratados, nos textos aqui apresentados, como situações de investigação e intervenção, de uma perspectiva de interdependência entre essas duas ações, o que mostrou que é por meio da análise reflexiva dos pesquisadores internos ou externos nesse contexto social específico que se encontra a compreensão daquilo que faz que alunos e professores se tornem mais próximos, mais articulados e cúmplices em suas opções e ações, a fim de se alcançarem mudanças nas concepções que se têm desses atores e nas que eles têm de si mesmos no que concerne ao que devem empreender para encontrar sentidos em suas realizações.
O pesquisar, portanto, demonstrou ser um caminho efetivo para que eles percebam suas contradições, se articulem em suas convergências e negociem suas divergências, longe do qual pouco se pode avançar. Investigar a escola, estando dentro ou fora dela, pode gerar proposições alternativas que visem a mudanças em práticas tradicionais arraigadas pouco produtivas atualmente, em um mundo movido pela informação globalizada.
É preciso, então, deslocar-se do espaço onde se concentra e em que se acumula o saber já produzido para alcançar outro, que se projete para a inovação, a invenção e reinvenção do conhecimento pelo seu questionamento constante. Trata-se de abrir-se para entender o que sustenta a escola, quais as suas forças e como deve posicionar-se diante das muitas exigências de uma sociedade que é dinâmica e enraizada na complexidade das relações entre as diversas dimensões da vida.
Fruto de um projeto de pesquisa institucional, que envolve como pesquisadores estudantes de graduação em Pedagogia e de pós-graduação em Educação, em parceria com professores e alunos de escolas públicas de ensino do Distrito Federal, este livro traz as construções teóricas e práticas que se constituíram com base na pesquisa colocada como um processo dinâmico e contínuo nos espaços da escola e da sua ação pedagógica.
Assim, esta obra, ao fazer da pesquisa o foco da formação docente, apresentando uma experiência desenvolvida em escolas e com várias ações propositivas bem-sucedidas, proporciona um material concreto para pensar e repensar a qualidade da educação e as respectivas avaliações do sistema de educação pública. Professores, estudantes, profissionais e pesquisadores da Educação e áreas afins, nas escolas, universidades e outras instituições educativas e científicas, poderão ter nesta leitura a experiência de uma proposta atual de ser a pesquisa um pilar para as mudanças na escola, uma alternativa inovadora ao pensar e repensar a qualidade da educação.