A Inserção da Dimensão Ambiental na Formação de Professores de Química
A Química — ao lado da Biologia, da Geociência, dentre outras — constitui-se como um campo fundamental para a compreensão da natureza complexa do ambiente natural e artificial. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química é uma preciosa iniciativa da professora Vânia Zuin, em que se propõe uma reestruturação curricular na universidade, oferecendo ao estudante conhecimentos, valores e habilidades que lhe permitirão uma participação responsável na prevenção e solução de problemas ambientais, para além dos muros das escolas e universidades. O livro apresenta uma proposta consistente que, paulatinamente, deverá superar as dificuldades de ordem prática e institucional e, principalmente, contrastar as concepções correntes sobre a formação de professores de Química.
- 1a edição
- Maio/2011
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-170-5
- ISBN
- 180
- Páginas
- 16 X 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
Introdução
Capítulo 1
Contornos e Nuances de um Campo Científico: Química
A Química e a dimensão ambiental
O tornar-se, ser e estar professor de Química
Capítulo 2
As Cores da Ambientalização Curricular nas Instituições de Ensino Superior e o Campo Científico da Química
Currículo: discursos e práticas
A ética e a moral
Capítulo 3
Delineamento da Pesquisa: o estudo de caso
Análise documental
Entrevistas
Análise dos documentos e entrevistas
Capítulo 4
Generalização e Aplicabilidade dos Resultados da Pesquisa: a tessitura da formação inicial docente no campo da Química
Razão instrumental
O slogan e a sociedade do espetáculo
A formação docente em Química e suas trajetórias curriculares
Considerações Finais
Lista de Abreviaturas e Siglas
Referências
Orelha
É consensual que a Educação se configura como uma das mais importantes ferramentas para lograr-se uma sociedade mais justa e equilibrada, possibilitando a formação de indivíduos críticos e criativos, agentes transformadores das condições objetivas e subjetivas da realidade.
Deve, também, ser consensual que uma relação não predatória com o ambiente é das demandas atuais a mais imprescindível, e que dela também dependem as outras: a justiça social, a diversidade cultural, a humanização das economias... a própria vida no planeta.
A Química — ao lado da Biologia, da Geociência, dentre outras — constitui-se como um campo fundamental para a compreensão da natureza complexa do ambiente natural e artificial. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química é uma preciosa iniciativa da professora Vânia Zuin, em que se propõe uma estruturação curricular na universidade, oferecendo ao estudante conhecimentos, valores e habilidades que lhe permitirão uma participação responsável na prevenção e solução de problemas ambientais, para além dos muros das escolas e universidades.
O livro apresenta uma proposta consistente que, paulatinamente, deverá superar as dificuldades de ordem prática e institucional e, principalmente, contras-tar as concepções correntes sobre a formação de professores de Química.
O editor