A História e a Química do Fogo

Uma das grandes conquistas do homem foi aprender a fazer e a controlar o fogo. Com isso, ele passou a não temer mais o frio nem as trevas da noite. Conseguiu afugentar os animais que o ameaçavam e comer sua carne de maneira mais apetitosa. Passou a fazer melhor os objetos de barro (a cerâmica) e, mais tarde, a obter os metais. Fez também do fogo um destruidor do ambiente e uma arma para matar o seu semelhante. Por isso, ainda, o fogo fascina e amedronta.
Ao mesmo tempo que nos remete ao passado longínquo, o fogo também é o presente, a modernidade, nos motores dos automóveis, dos jatos e dos foguetes. O petróleo - motor do mundo atual - é seu principal alimento. Vários materiais que utilizamos hoje, como o vidro, a porcelana, o cimento armado, os metais, os plásticos etc., são fabricados com fogo.
Neste livro, iremos contar um pouco da história do fogo. Como os homens foram aprendendo a fazê-lo, controlá-lo e a combatê-lo. Como a Ciência passou a compreendê-lo e qual sua importância técnica atual. No passado, as pessoas se assentavam em volta da fogueira para conversarem, para trocarem idéias. O fogo estava no centro do debate. Atualmente, as pessoas já não fazem isso com freqüência, porém o fogo é, agora, o centro do debate. Vamos mantê-lo aceso...

Coleção Ciência & Entretenimento
2a edição
Revisada
Fevereiro/2013
R$48,00
Preço de capa
978-85-7670-182-8
ISBN
112
Páginas
14 x 21 cm
Formato
Português
Idioma
Abrir na LibriLaboris

Exclusivo para Professores

Solicite um exemplar para análise com 40% de desconto sobre o preço de capa.

.

Sumário

Capítulo 1
Introdução

Capítulo 2
A Domesticação do Fogo

Capítulo 3
A Arte do Fogo

Capítulo 4
Teorias do Fogo

Capítulo 5
Combustão com Ar
A máquina a vapor e os motores à explosão
O combate ao fogo

Capítulo 6
Combustão sem Ar
Foguetes
Explosivos

Capítulo 7
O Embate das Moléculas

Capítulo 8
Qual o Destino do Fogo?

Orelha

Uma das grandes conquistas do homem foi aprender a fazer e a controlar o fogo. Com isso, ele passou a não temer mais o frio nem as trevas da noite. Conseguiu afugentar os animais que o ameaçavam e comer sua carne de maneira mais apetitosa. Passou a fazer melhor os objetos de barro (a cerâmica) e, mais tarde, a obter os metais. Fez também do fogo um destruidor do ambiente e uma arma para matar seu semelhante. Por isso, ainda, o fogo fascina e amedronta.
Ao mesmo tempo que nos remete ao passado longínquo, o fogo também é o presente, a modernidade, nos motores dos automóveis, dos jatos e dos foguetes. O petróleo – motor do mundo atual – é seu principal alimento. Vários materiais que utilizamos hoje, como o vidro, a porcelana, o cimento armado, os metais, os plásticos etc., são fabricados com fogo.
Neste livro, iremos contar um pouco da história do fogo. Como os homens foram aprendendo a fazê-lo, controlá-lo e a combatê-lo. Como a Ciência passou a compreendê-lo e qual sua importância técnica atual. No passado, as pessoas se assentavam em volta da fogueira para conversarem, para trocarem ideias. O fogo estava no centro do debate. Atualmente, as pessoas já não fazem isso com frequência, porém o fogo é, agora, o centro do debate. Vamos mantê-lo aceso...

Referencia

PEREIRA CHAGAS, Aécio. A História e a Química do Fogo. 2. ed. Campinas: Átomo, 2013.
Veja Também