A Educação Infantil em Diálogos
Revela-se, neste trabalho, um diálogo prazeroso de um grupo de pesquisadores com diferentes perspectivas, que retratam propostas de trabalho e oferecem contribuições para a Educação Infantil e a formação de professores para nela atuarem, tendo, por finalidade, a qualidade do atendimento na busca da realização plena que constitui a felicidade e a realização do ser criança. Não é uma simples produção bibliográfica, mas a expressão de vínculo estreito com que se é, acredita-se e se quer construir em termos de sociedade, a identificação da congruência entre o ser pessoa e o ser profissional que tanto esperamos desenvolver em nossos futuros profissionais da docência.
- 1a edição
- Julho/2012
- R$50,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-591-1
- ISBN
- 186
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Prefácio
Apresentação
Capítulo 1
Ética e Educação Infantil
Terezinha Azerêdo Rios
Capítulo 2
Psicologia e Educação Infantil: uma relação que precisa ser discutida
Elisabeth Gelli Yazlle
Capítulo 3
O Lugar da Cultura na Educação da Infância: contribuições do enfoque histórico-cultural da psicologia à educação
Suely Amaral Mello
Capítulo 4
Da Violência à Cidadania: o desenvolvimento de valores éticos na infância – algumas contribuições da ciência
João Augusto Figueiró
Capítulo 5
Arte que Dança na Escola: possibilidades e caminhos percorridos
Kathya Maria Ayres de Godoy
Capítulo 6
O Brincar e suas Contribuições para a Infância: metodologia privilegiada para a educação infantil
Maria Angela Barbato Carneiro
Capítulo 7
Brincadeiras Cantadas: a ludicidade ressignificando o espaço escolar
Suselaine Ap. Zaniolo Mascioli
Capítulo 8
A Política da Construção ou da Justaposição: a Educação Infantil como 1ª etapa da Educação Básica Brasileira
Célia Regina Batista Serrão
Capítulo 9
Educação Infantil no Brasil e na América Latina: um desafio diante das múltiplas infâncias
Vital Didonet
Capítulo 10
Lugar de Criança não é só na Escola: a visão dos pais sobre as atividades artísticas, culturais, de lazer e entretenimento para crianças
Muriane Sirlene Silva de Assis
Capítulo 11
Perspectivas de Investimento na Formação Docente: uma realidade em processo
Maristela Angotti e Carla A. Barreto
Sobre os Autores
Orelha
O propósito desta obra é provocar questionamentos, inquietações, incitar movimentos ascendentes de buscas e produções, possibilitando o crescimento de todos: dos alunos aos professores, dos pais à comunidade escolar, dos membros do grupo à sociedade em geral.
A terceira edição do Congresso de Educação Infantil teve como temática “Educação Infantil: a educação informal constituindo a formalidade de atendimento na primeira infância”, possibilitando discussões que se estruturaram na ética para a educação infantil, nas políticas públicas para a educação dos menores de seis anos, nas contribuições de diferentes áreas do conhecimento para a reflexão sobre o desenvolvimento infantil, na brincadeira como metodologia privilegiada para a pequena infância e, sobretudo, na arte e nas atividades lúdicas como esteio de sua cultura.
Este livro apresenta discussões fundamentadas nos propósitos do grupo que se debruça sobre as questões atinentes à infância, mas antes e, sobretudo, à vivência de tudo o que defende: a alteridade, o sentimento de pertença de todos aqueles que compõem o grupo ou que passaram por ele, constituindo-o/constituindo-se.
Mais do que trazer ao público as reflexões de autores da área da educação infantil, esta obra emerge em um momento comemorativo dos 10 anos do GPEI. Esta equipe é formada por profissionais com diferentes perspectivas – com uma formação inicial em comum e consistente escopo teórico – reunidos com o objetivo de desenvolver estudos sobre a educação infantil, sobre a aprendizagem e sobre o desenvolvimento profissional de educadores da infância em contextos integrados. Busca implementar a formação em serviços, atentando-se às necessidades dos docentes, dos educandos, dos pais e da comunidade local.