A Administração Escolar Analisada no Processo Histórico
As bases epistemológicas e as abordagens da Administração são apresentadas em sequência cronológica, dentro da visão holística do conhecimento e sem perder a visão de processo. O texto tem como propósito informar sobre o conhecimento, o professor, por meio de análise crítica, levará os alunos à reflexão e à melhor compreensão dos conteúdos.
- 2a edição
- Revisada
- Julho/2013
- R$37,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-609-3
- ISBN
- 128
- Páginas
- 14 x 21 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
IntroduçãoCapítulo I- A Administração através dos Tempos
Capítulo II- Síntese das Teorias da Administração Geral
A abordagem clássica da administração
A abordagem humanística da administração
A abordagem neoclássica da administração
A abordagem estruturalista da administração
A abordagem comportamental da administração
A abordagem sistêmica da administração
A abordagem contingencial da administração
A abordagem da qualidade na administração
Capítulo III- Considerações sobre a Administração Escolar
A influência do marxismo na administração escolar
Capítulo IV- Posturas do Administrador Escolar
diante das Tendências e Práticas Pedagógicas
Pedagogia liberal
Pedagogia socialista
Pedagogia libertária
Pedagogia crítica da reprodução
Pedagogia da leiturização e escrita
Conclusão do capítulo
Capítulo V- Síntese da Evolução da Educação Brasileira
Período da educação aristocrática, 1500-1930
Período de estruturação da educação nacional, 1930-1995
Período de aprovação indiscriminada, a partir de 1995
Conclusão
Bibliografia
Orelha
Trata-se de um livro que tem por objetivo facilitar os estudos dos alunos e das pessoas que irão prestar concurso público, organizar a matéria para o professor trabalhar em sala de aula e colaborar com as pessoas que tenham curiosidades em entender melhor o assunto.
As bases epistemológicas e as abordagens da Administração são apresentadas em sequência cronológica, dentro da visão holística do conhecimento e sem perder a visão de processo.
Cada capítulo pode ser analisado separadamente, pois tem começo, meio e fim e está inserido no todo sem solução de continuidade.
O texto tem como propósito informar sobre o conhecimento e não tem a intenção de abarcar todos os ângulos e assuntos. Serve como ponto de partida para que o professor em sala de aula procure, por meio da análise crítica e criteriosa, o ponto de chegada. A reflexão pertence ao leitor.