Inovações em Psicologia Escolar Crítica: contextos de pesquisa, práticas profissionais e políticas públicas-0

Inovações em Psicologia Escolar Crítica: contextos de pesquisa, práticas profissionais e políticas públicas

Esta obra convida o leitor a se apropriar dos desafios, avanços e tensionamentos atuais que perpassam a atuação contemporânea do Psicólogo Escolar em sua práxis, sempre renovando o seu compromisso ético e político com a área voltada à melhoria da qualidade da educação.


Abrir na Amazon.com

R$ 68,00

Com desconto na livraria virtual
Abrir na LibriLaboris

EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

Para comprar este livro, faça login ou crie sua conta.

Entrar para comprar

ISBN: 978-65-5755-069-4

Editora: Alínea

Autor: Pollianna Galvão, Adrielle de Matos Borges Teixeira, Claisy Maria Marinho-Araujo e Aline Beckmann de Castro Menezes (orgs.)

Edição: 1

Ano: 2024

Páginas: 158

Formato: 16 x 23 cm

Idioma: Português

Apresentação

Capítulo 1
Psicologia Escolar após a Lei nº 13.935: uma análise de psicólogos em secretarias estaduais de educação e professores na rede básica de ensino
Nadja Maria Vieira
Lucas Lopes Pessoa de Sousa

Capítulo 2
A dimensão afetiva no trabalho da gestão escolar: atuações críticas da psicologia com vistas à transformação
Fernanda Pereira Medeiros
Juliana Soares de Jesus
Vera Lucia Trevisan de Souza

Capítulo 3
Agenda 2030, educação ambiental e Psicologia Escolar: pautas convergentes necessárias
Jane Farias Chagas-Ferreira
Marina Silva Bicalho Rodrigues
Camila Nascimento Rabelo

Capítulo 4
Inovações em Psicologia Escolar: atuação em gestão e políticas públicas no Distrito Federal
Leonardo Vieira Nunes
Claisy Marinho-Araujo
Thiago Lacerda Guimarães
Thaysa Pacheco Cacau

Capítulo 5
Percepções de psicólogas escolares e expectativas sobre sua atuação como membro de uma equipe de especialistas: um estudo na rede municipal de João Pessoa-PB
Cláudia Luciene de Melo Silva
Fabíola de Sousa Braz Aquino

Capítulo 6
A atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino no Maranhão: um estudo sobre concepções, práticas e perspectivas
Camila Gonçalves Ribeiro
Pollianna Galvão

Capítulo 7
Estamos prevenindo incêndio ou apagando fogo? Uma reflexão crítica sobre o impacto de políticas públicas educacionais
Ana Maria Prates da Silva e Silva
Anne Victoria Castro de Moura Cavalcante
Aline Beckmann de Castro Menezes

Pollianna Galvão

Psicóloga com doutorado e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pela UnB. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É atual coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) no biênio 2022-2024. Suas áreas de interesse são: história da atuação e formação em Psicologia Escolar no Maranhão; Educação Inclusiva com ênfase no estudante autista; inclusão social e escolar da pessoa com deficiência; formação de professores para processos de inclusão escolar da pessoa autista.  

Adrielle de Matos Borges Teixeira

Graduada em Psicologia pela UNIFACS. Especialista em Desenvolvimento Infantil e seus transtornos pela Faculdade Social da Bahia e em Psicoterapia Junguiana pela Clínica Psiquê. Mestre em Educação e doutoranda em Psicologia pela UFBA, com realização de doutorado-sanduíche na Ramapo College of New Jersey. Atualmente, trabalha como psicóloga escolar/educacional na UNEB e como psicóloga clínica de crianças, adolescentes e jovens adultos em consultório particular. É idealizadora da ANI − Aldeia Negra Infância. Suas áreas de interesse são: psicologia escolar/educacional, psicologia do desenvolvimento, diversidade e educação, relações étnico-raciais, educação superior e permanência estudantil.    

Claisy Maria Marinho-Araujo

Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, três pós-doutorados e dois estágios sênior na Universidade do Minho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia (IP) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista produtividade Cnpq PQ 2. Avaliadora da CAPES na Comissão da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós‐Graduação stricto sensu Acadêmicos/Profissionais pertencentes à área de Psicologia. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da UnB. Coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisas e consultorias na interface das áreas da Psicologia e da Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar, psicologia do desenvolvimento, educação superior, desenvolvimento e avaliação de competências, avaliação educacional, formação de psicólogos e professores, processos de desenvolvimento e aprendizagem, formação profissional.  

Aline Beckmann Menezes

Psicóloga com mestrado e doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. É professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará, atuando na área de Psicologia Escolar e de Inclusão de Pessoas com Deficiência, e do Programa de Pós-Graduação do curso Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA), vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologia Comportamental; é coordenadora do Laboratório de Soluções Educacionais; e membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP. Atualmente exerce a função de Diretora Adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Inovações em Psicologia Escolar Crítica: contextos de pesquisa, práticas profissionais e políticas públicas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Psicologia Escolar contemporânea é um campo de reflexão teórica, de pesquisa e de intervenção profissional que tem se voltado, com cada vez mais ênfase, para atuações coletivas e institucionalizadas, que visem a uma transformação política e social mediada pela Educação. Essa perspectiva está presente nas obras científicas que são elaboradas pelos professores e pesquisadores do Grupo de Trabalho Psicologia Escolar/Educacional (GT-PEE), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPEPP). Representando a pluralidade, diversidade e complexidade da área, os componentes do GT-PEE vêm produzindo, há décadas, uma coleção de livros que atualizam e ressignificam, teórica e politicamente, a atuação do psicólogo, inserido institucionalmente como membro da equipe técnica, nos diversos espaços, níveis e modalidades educativas.
A urgência pela formação continuada para atualização de psicólogos escolares que adentrarão as escolas a partir da implementação da Lei 13.935/2019, grande desafio atual, impulsiona o GT de Psicologia Escolar a intensificar seu compromisso histórico com as lutas e conquistas coletivas, especialmente a partir de suas pesquisas, estudos, reflexões, teorizações, relatos de experiência. É esse o forte propósito deste livro que tem como objetivo apresentar estudos teórico-reflexivos, relatos de práticas e pesquisas que versam sobre a atuação do psicólogo escolar em importantes demandas e desafios tradicionais já existentes, bem como aquelas emergentes e contemporâneas que estão sendo materializadas e potencializadas com a Lei 13.935 de 2019. Nosso propósito também é defender, por meio dessa produção de conhecimento, e outras já disseminadas anteriormente, o perfil do psicólogo escolar para a intervenção no cotidiano das escolas brasileiras.

Outros livros do(s) autor(es)