A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente-0

A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente

Nos diversos enfoques dos processos de formação e atuação docente, os momentos de ensinar e aprender foram tratados, nos textos aqui apresentados, como situações de investigação e intervenção, de uma perspectiva de interdependência entre essas duas ações, o que mostrou que é por meio da análise reflexiva dos pesquisadores internos ou externos nesse contexto social específico que se encontra a compreensão daquilo que faz que alunos e professores se tornem mais próximos, mais articulados e cúmplices em suas opções e ações, a fim de se alcançarem mudanças nas concepções que se têm desses atores e nas que eles têm de si mesmos no que concerne ao que devem empreender para encontrar sentidos em suas realizações.


Abrir na Amazon.com

R$ 75,00

Com desconto na livraria virtual
Abrir na LibriLaboris

EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

Para comprar este livro, faça login ou crie sua conta.

Entrar para comprar

ISBN: 978-85-7516-785-4

Editora: Alínea

Autor: Maria Carmen V. R. Tacca (org.)

Edição: 1

Ano: 2017

Páginas: 270

Formato: 16 x 23 cm

Idioma: Português

Capítulo Introdutório
A Proposição da Pesquisa: escolhas teóricas e metodológicas que apoiaram o processo investigativo
Maria Carmen V. R. Tacca

Parte 1 – O Projeto e a Pesquisa

Capítulo 1
O Projeto em Sua Estrutura e Organização
Maria Carmen V. R. Tacca e Paula Gomes de Oliveira

Capítulo 2
Relatos do Projeto e do Processo Investigativo
Maria Carmen V. R. Tacca, Paula Gomes de Oliveira e Elisângela Duarte Almeida Mundim

Parte 2 – A Pesquisa e a Formação Profissional Docente

Capítulo 3
A Constituição Subjetiva da Profissionalidade Docente: vivências investigativas e formação
Cristina M. Madeira-Coelho, Maria Carmen V. R. Tacca, Luciana da Silva Oliveira e Karina Panizza Pinto

Capítulo 4
Encontros Formativos e Dialógicos na Escola: uma experiência na pesquisa
Norma Lúcia Queiroz, Nilvânia Cardoso Almeida, Edi Silva Pires, Vanessa Martins Rubim, Noélia Martins dos Anjos e Yesmin Correia Dias

Parte 3 – As Intervenções Pedagógicas Junto às Crianças

Capítulo 5
Estratégias Pedagógicas: criando possibilidades para ensinar e aprender a leitura e a escrita
Elisângela Duarte Almeida Mundim, Josimara Xavier, Cristiane de Bem Klussner, Cindia Carpina Cury e Rejane Lúcia Garcia da Silva

Capítulo 6
Estratégia Pedagógica: o brincar como espaço de aprendizagem e procedimento de intervenção
Ana Tereza R. Ferreira, Maria Carmen V. R. Tacca e Agnes Caroline S. Bachmann Schäfer

Capítulo 7
A Intervenção Pedagógica Investigativa e Coordenada com o Sujeito que Aprende: um estudo de caso
Cristina M. Madeira-Coelho, Luciana da Silva Oliveira e Karina Panizza Pinto

Capítulo 8
Ação Interventiva: a compreensão do funcionamento psicológico da criança e o acesso à sua singularidade no processo de alfabetização
Vanessa Martins Rubim, Paula Gomes de Oliveira e Cindia Carpina Cury

Parte 4 – Aspectos do Contexto da Ação Pedagógica na Escola

Capítulo 9
O Aprender e o Desenvolvimento Humano: possibilidades da escola
Noélia M. dos Anjos, Josy Dayanne Sena e Agnes Caroline S. Bachmann Schäfer

Capítulo 10
Escola Inclusiva: perspectiva de inclusão ou de socialização?
Edi Silva Pires, Caroline Nunes Silva e Kamila Soares Rocha

Capítulo 11
Movimentos Constitutivos da Coordenação Pedagógica: implicações na subjetividade individual e social da escola
Edi Silva Pires e Elisângela Duarte Almeida Mundim

Capítulo 12
Cenários Pedagógicos em Foco: os impactos da Provinha Brasil e do PNAIC no contexto da escola pública
Elisângela Duarte Almeida Mundim e Nilvânia Cardoso Almeida

MARIA CARMEN VILLELA ROSA TACCA (org.)

 

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista; mestre em Educação pela Universidade de Brasília, e especializada em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Brasília. Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB na área de aprendizagem e desenvolvimento humano. Realizou estudos de pós-doutorado em parceria com o prof. dr. Fernando Luis González Rey na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, quando desenvolveu pesquisa sobre aprendizagem e subjetividade. Atualmente, tem vínculo como pesquisadora colaboradora plena com a UnB – Faculdade de Educação e atua em ensino e pesquisa na pós-graduação. Seus estudos e pesquisas enfocam temas gerados na interface da Educação com a Psicologia, na abordagem histórico-cultural, com interesse principal nos seguintes tópicos: relação professor-aluno, significação da aprendizagem, processo de escolarização e fracasso escolar, cotidiano da sala de aula, ação docente e desenvolvimento da subjetividade na educação. Esses tópicos são estudados nos diferentes níveis de ensino.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A Pesquisa como Suporte da Formação e Ação Docente”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos diversos enfoques dos processos de formação e atuação docente, os momentos de ensinar e aprender foram tratados, nos textos aqui apresentados, como situações de investigação e intervenção, de uma perspectiva de interdependência entre essas duas ações, o que mostrou que é por meio da análise reflexiva dos pesquisadores internos ou externos nesse contexto social específico que se encontra a compreensão daquilo que faz que alunos e professores se tornem mais próximos, mais articulados e cúmplices em suas opções e ações, a fim de se alcançarem mudanças nas concepções que se têm desses atores e nas que eles têm de si mesmos no que concerne ao que devem empreender para encontrar sentidos em suas realizações.
O pesquisar, portanto, demonstrou ser um caminho efetivo para que eles percebam suas contradições, se articulem em suas convergências e negociem suas divergências, longe do qual pouco se pode avançar. Investigar a escola, estando dentro ou fora dela, pode gerar proposições alternativas que visem a mudanças em práticas tradicionais arraigadas pouco produtivas atualmente, em um mundo movido pela informação globalizada.
É preciso, então, deslocar-se do espaço onde se concentra e em que se acumula o saber já produzido para alcançar outro, que se projete para a inovação, a invenção e reinvenção do conhecimento pelo seu questionamento constante. Trata-se de abrir-se para entender o que sustenta a escola, quais as suas forças e como deve posicionar-se diante das muitas exigências de uma sociedade que é dinâmica e enraizada na complexidade das relações entre as diversas dimensões da vida.
Fruto de um projeto de pesquisa institucional, que envolve como pesquisadores estudantes de graduação em Pedagogia e de pós-graduação em Educação, em parceria com professores e alunos de escolas públicas de ensino do Distrito Federal, este livro traz as construções teóricas e práticas que se constituíram com base na pesquisa colocada como um processo dinâmico e contínuo nos espaços da escola e da sua ação pedagógica.
Assim, esta obra, ao fazer da pesquisa o foco da formação docente, apresentando uma experiência desenvolvida em escolas e com várias ações propositivas bem-sucedidas, proporciona um material concreto para pensar e repensar a qualidade da educação e as respectivas avaliações do sistema de educação pública. Professores, estudantes, profissionais e pesquisadores da Educação e áreas afins, nas escolas, universidades e outras instituições educativas e científicas, poderão ter nesta leitura a experiência de uma proposta atual de ser a pesquisa um pilar para as mudanças na escola, uma alternativa inovadora ao pensar e repensar a qualidade da educação.

Outros livros do(s) autor(es)