A Inserção da Dimensão Ambiental na Formação de Professores de Química-0

A Inserção da Dimensão Ambiental na Formação de Professores de Química

A Química — ao lado da Biologia, da Geociência, dentre outras — constitui-se como um campo fundamental para a compreensão da natureza complexa do ambiente natural e artificial. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química é uma preciosa iniciativa da professora Vânia Zuin, em que se propõe uma reestruturação curricular na universidade, oferecendo ao estudante conhecimentos, valores e habilidades que lhe permitirão uma participação responsável na prevenção e solução de problemas ambientais, para além dos muros das escolas e universidades. O livro apresenta uma proposta consistente que, paulatinamente, deverá superar as dificuldades de ordem prática e institucional e, principalmente, contrastar as concepções correntes sobre a formação de professores de Química.

R$ 62,00

Com desconto na livraria virtual
Abrir na LibriLaboris

EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

Para comprar este livro, faça login ou crie sua conta.

Entrar para comprar

ISBN: 978-85-7670-170-5

Editora: Átomo

Autor: Vânia Gomes Zuin

Edição: 1

Ano: 2011

Páginas: 180

Formato: 16 X 23 cm

Idioma: Português

Apresentação

Introdução 

Capítulo 1
Contornos e Nuances de um Campo Científico: Química
A Química e a dimensão ambiental
O tornar-se, ser e estar professor de Química

Capítulo 2
As Cores da Ambientalização Curricular nas Instituições de Ensino Superior e o Campo Científico da Química
Currículo: discursos e práticas
A ética e a moral

Capítulo 3
Delineamento da Pesquisa: o estudo de caso
Análise documental
Entrevistas
Análise dos documentos e entrevistas

Capítulo 4
Generalização e Aplicabilidade dos Resultados da Pesquisa: a tessitura da formação inicial docente no campo da Química
Razão instrumental
O slogan e a sociedade do espetáculo
A formação docente em Química e suas trajetórias curriculares

Considerações Finais

Lista de Abreviaturas e Siglas

Referências

Vânia Gomes Zuin

Bacharel e licenciada em Química pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo, com estágio doutoral na Universitá degli Studi di Torino, Itália. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pós-doutora em Química pela Universidade de São Paulo e pelo Helmholtz-Zentrum für Umweltforschung, Alemanha, com apoio da fundação Alexander von Humboldt (AvH).
Atualmente, é professora doutora da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Química, credenciada ao Programa de Pós-graduação em Química e ao Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Química e Educação, com ênfase em Ciências do Ambiente (Química Verde e Química Analítica Ambiental) e Educação Química (Ambientalização Curricular, Formação de Professores e Abordagem CTSA).
Coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais e possui dezenas de artigos publicados em periódicos indexados, além de livros e capítulos de livros, tendo sido agraciada com o 52º prêmio Jabuti de bronze, da CBL, na categoria “Ciências Exatas, Tecnologia e Informática”, pela organização do livro Química Verde: fundamentos e aplicações, editado pela EdUFSCar.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A Inserção da Dimensão Ambiental na Formação de Professores de Química”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

É consensual que a Educação se configura como uma das mais importantes ferramentas para lograr-se uma sociedade mais justa e equilibrada, possibilitando a formação de indivíduos críticos e criativos, agentes transformadores das condições objetivas e subjetivas da realidade.

Deve, também, ser consensual que uma relação não predatória com o ambiente é das demandas atuais a mais imprescindível, e que dela também dependem as outras: a justiça social, a diversidade cultural, a humanização das economias... a própria vida no planeta.

A Química — ao lado da Biologia, da Geociência, dentre outras — constitui-se como um campo fundamental para a compreensão da natureza complexa do ambiente natural e artificial. A inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Química é uma preciosa iniciativa da professora Vânia Zuin, em que se propõe uma estruturação curricular na universidade, oferecendo ao estudante conhecimentos, valores e habilidades que lhe permitirão uma participação responsável na prevenção e solução de problemas ambientais, para além dos muros das escolas e universidades.

O livro apresenta uma proposta consistente que, paulatinamente, deverá superar as dificuldades de ordem prática e institucional e, principalmente, contras-tar as concepções correntes sobre a formação de professores de Química.

O editor

Outros livros do(s) autor(es)