Sociologia Geral e do Direito
Esta obra se destina, principalmente, aos alunos dos primeiros anos dos cursos de Direito. Preocupados com a sistematização de um curso que estabeleça a integração das duas disciplinas (Sociologia Geral e Sociologia Jurídica), os organizadores deste livro convidaram vários especialistas das duas áreas para contribuir para o debate, que compreende: analisar a importância da Sociologia como estudo da sociedade; apresentar como as ciências humanas nasceram e se desenvolveram, ao longo dos séculos XIX e XX, revendo o pensamento de Durkeim, Weber e Marx e suas relações com o Direito; introduzir o leitor no universo da Sociologia Jurídica; estudar as diferentes abordagens sociológicas sobre o sistema jurídico; trazer ao debate temas contemporâneos; discutir o papel atual dos operadores de Direito.
- 7a edição
- Revisada e Atualizada
- Março/2018
- R$120,00
- Preço de capa
- 978-85-7516-832-5
- ISBN
- 438
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Apresentação
PRIMEIRA PARTE – SOCIOLOGIA GERAL
1.1 Introdução à Sociologia
01. As Ciências Humanas
Arnaldo Lemos Filho e José de Souza Teodoro Pereira Júnior
02. O Surgimento da Sociologia como Ciência
Arnaldo Lemos Filho
1.2 Os Clássicos da Sociologia
03. Émile Durkheim
Dirce Maria Falcone Garcia e Glauco Barsalini
04. Max Weber
Thales de Andrade e Oscar Mellim Filho
05. Karl Marx
José Roberto Cabrera e Luís Fernando Lobão Morais
SEGUNDA PARTE – SOCIOLOGIA DO DIREITO
2.1 A Sociologia do Direito
06. A Eficácia do Direito
Oscar Mellim Filho
07. O Pluralismo Jurídico
Luís Renato Vedovato
08. Acesso à Justiça
Maria Helena Campos de Carvalho
2.2 Temas Contemporâneos da Sociologia do Direito
09. Direitos Humanos: uma edificação de séculos
Regis de Morais
10. O Mundo do Crime é uma Ordem Jurídica
Gessé Marques Jr.
11. As Transformações no Mundo do Trabalho e seus Reflexos no Brasil
Gerson Lacerda Pistori
12. A Globalização e as Relações Internacionais
Luís Renato Vedovato
13. O Poder, Ainda Mais Relativo, da Mídia
Carlos Alberto Zanotti
14. As Mudanças Sociais da Família e o Direito
Luís Francisco Aguilar Cortez
15. Os Direitos Difusos e Coletivos: o meio ambiente
José Fernando Vidal de Souza
16. Os Novos Movimentos Sociais e a Cidadania
Pedro Rocha Lemos
17. Como e a Quem deve o Consumidor Reclamar sobre Vícios e Defeitos de Qualidade e Quantidade?
Ana Maria Melo Negrão
2.3 Os Operadores do Direito
18. A Advocacia
Valdemir Barsalini
19. O Ministério Público
Oscar Mellim Filho
20. A Magistratura
Alfredo Attié Jr.
Orelha
A Sociologia Jurídica, juntamente com a Sociologia Geral, integra, hoje, os currículos das faculdades de Direito brasileiras. Entretanto, sua obrigatoriedade nos cursos de Direito é de origem recente e vem demandando uma bibliografia adequada. Alguns manuais de Sociologia Jurídica têm surgido a fim de aprofundar, em nosso país, os estudos sobre as relações entre o universo jurídico e a sociedade. Preocupados com a sistematização de um curso que estabeleça a integração das duas disciplinas (Sociologia Geral e Sociologia Jurídica), os organizadores deste livro convidaram vários especialistas das duas áreas a contribuírem nesse campo.
Com tal intuito, a obra apresenta uma análise da importância da Sociologia como estudo da sociedade e de como as ciências humanas nasceram e se desenvolveram ao longo dos séculos XIX e XX. Uma oportuna revisão do pensamento de Durkheim, Weber e Marx e suas relações com o Direito completa a discussão e prepara o leitor para uma introdução no universo mais propriamente da Sociologia Jurídica, colocando-se em debate as posições divergentes a respeito do lugar dessa disciplina no campo das ciências humanas.
Realiza-se, também, um estudo das diferentes abordagens sociológicas do sistema jurídico, como a eficácia do Direito, o pluralismo jurídico e o acesso à justiça, o qual traz temas contemporâneos, tais como os direitos humanos, o crime organizado, as transformações no mundo do trabalho, as mudanças na família moderna, o poder da mídia, o processo de globalização, os movimentos sociais, o meio ambiente e o direito do consumidor.
Nesse panorama, desenrola-se uma discussão do papel atual dos operadores jurídicos: o advogado, o promotor e o juiz, aspecto fundamental na articulação entre Direito e sociedade.
Desse modo, esta obra ilumina questões pertinentes aos profissionais da área, bem como introduz os estudantes − principalmente os alunos dos primeiros anos das Faculdades de Direito − nesse debate, além de despertar o interesse de todos aqueles que buscam entender as relações entre os âmbitos jurídico e social.