O Céu
O conteúdo desta obra apresenta interessantes abordagens da Física, por meio de estudos sobre Astronomia. Os textos são planejados para nutrir discussões em atividades que envolvem materiais simples, acessíveis e criativos — como o “planetário de pobre”, conhecido internacionalmente —, que possibilitam manipulação, repetição de medidas e simulações. Desenvolvido para uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, que constrói, assim, o seu próprio conhecimento. Resulta de uma perspectiva em que nem o professor é um repetidor dos assuntos do livro, nem o aluno aprende apenas ouvindo e anotando.
- 1a edição
- Junho/2011
- R$58,00
- Preço de capa
- 978-85-7670-172-9
- ISBN
- 176
- Páginas
- 16 x 23 cm
- Formato
- Português
- Idioma
na livraria virtual
Sumário
Introdução
Capítulo 1
Por que o Estudo do Céu?
Capítulo 2
Olhando para o Céu
A abóbada celeste
Medindo direções
Uma geometria para o céu
Marcando lugares no céu
Um sistema especial para a família solar
Capítulo 3
Assim no Céu como na Terra
O que os gregos pensaram e o que fizeram
A troca da Terra pelo Sol: copérnico
Uma grande dupla: Brahe e Kepler
A revolução de Galileu
Princípio da independência dos movimentos
Então, apareceu Newton
Capítulo 4
Nosso Lugar no Universo
O planeta em que viajamos: a Terra
Atmosfera
Campo magnético
O interior da Terra
Nossa fonte de energia: o Sol
A Lua, filha ou irmã da Terra?
As possíveis origens da Lua
E o homem na Lua?
As marés
Os irmãos da Terra: os planetas
Intensidade da luz e distância
Origem dos planetas
Filhos adotivos do Sol: Cometas e Meteoros
Capítulo 5
Para Além do Sistema Solar
De que são feitas as estrelas
Distâncias astronômicas: as Estrelas
Panorama do universo
Epílogo
Lista do Material Empregado
Orelha
O livro apresenta interessantes abordagens da Física, por meio de estudos sobre Astronomia. Desenvolvido para uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, que constrói, assim, o seu próprio conhecimento. Resulta de uma perspectiva em que nem o professor é um repetidor dos assuntos do livro, nem o aluno aprende apenas ouvindo e anotando.
Os textos são planejados para nutrir discussões em atividades que envolvem materiais simples, acessíveis e criativos — como o “planetário de pobre”, conhecido internacionalmente —, que possibilitam manipulação, repetição de medidas e simulações.
A proposta oferece meios para uma grande interação aluno-professor em que o aluno se envolve e se desenvolve, cabendo ao professor usar sua experiência para conduzir e balancear a participação dos estudantes.
O professor poderá abordar o livro pelo assunto que mais lhe convier. Se optar pela ordem em que está escrito, terá, também, uma perspectiva histórica da evolução das concepções do mundo.
O editor