O conteúdo desta obra apresenta interessantes abordagens da Física, por meio de estudos sobre Astronomia. Os textos são planejados para nutrir discussões em atividades que envolvem materiais simples, acessíveis e criativos — como o “planetário de pobre”, conhecido internacionalmente —, que possibilitam manipulação, repetição de medidas e simulações. Desenvolvido para uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, que constrói, assim, o seu próprio conhecimento. Resulta de uma perspectiva em que nem o professor é um repetidor dos assuntos do livro, nem o aluno aprende apenas ouvindo e anotando.

Ciência & Entretenimento
1a edição
Junho/2011
R$58,00
Preço de capa
978-85-7670-172-9
ISBN
176
Páginas
16 x 23 cm
Formato
Português
Idioma
DISPONÍVEL EM E-BOOK
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Exclusivo para Professores

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Sumário

Introdução

Capítulo 1
Por que o Estudo do Céu?

Capítulo 2
Olhando para o Céu
A abóbada celeste
Medindo direções
Uma geometria para o céu
Marcando lugares no céu
Um sistema especial para a família solar

Capítulo 3
Assim no Céu como na Terra
O que os gregos pensaram e o que fizeram
A troca da Terra pelo Sol: copérnico
Uma grande dupla: Brahe e Kepler
A revolução de Galileu
Princípio da independência dos movimentos
Então, apareceu Newton

Capítulo 4
Nosso Lugar no Universo
O planeta em que viajamos: a Terra
Atmosfera
Campo magnético
O interior da Terra
Nossa fonte de energia: o Sol
A Lua, filha ou irmã da Terra?
As possíveis origens da Lua
E o homem na Lua?
As marés
Os irmãos da Terra: os planetas
Intensidade da luz e distância
Origem dos planetas
Filhos adotivos do Sol: Cometas e Meteoros

Capítulo 5
Para Além do Sistema Solar
De que são feitas as estrelas
Distâncias astronômicas: as Estrelas
Panorama do universo

Epílogo

Lista do Material Empregado

Orelha

O livro apresenta interessantes abordagens da Física, por meio de estudos sobre Astronomia. Desenvolvido para uma participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, que constrói, assim, o seu próprio conhecimento. Resulta de uma perspectiva em que nem o professor é um repetidor dos assuntos do livro, nem o aluno aprende apenas ouvindo e anotando.
Os textos são planejados para nutrir discussões em atividades que envolvem materiais simples, acessíveis e criativos — como o “planetário de pobre”, conhecido internacionalmente —, que possibilitam manipulação, repetição de medidas e simulações.
A proposta oferece meios para uma grande interação aluno-professor em que o aluno se envolve e se desenvolve, cabendo ao professor usar sua experiência para conduzir e balancear a participação dos estudantes.
O professor poderá abordar o livro pelo assunto que mais lhe convier. Se optar pela ordem em que está escrito, terá, também, uma perspectiva histórica da evolução das concepções do mundo.

O editor

Referencia

CANIATO, Rodolpho. O Céu. Campinas: Átomo, 2011.